Aciu Interativa nº 442

Publicado em 24/01/2020

Agenda

O governador Carlos Massa Ratinho Junior cumprirá agenda neste sábado (25) em Umuarama. Às 13h30, na prefeitura, libera recursos para obras no município. À noite, participa de um evento na igreja Assembleia de Deus a convite do pastor Percy Fontoura.

Pesquisa inédita

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil desenvolve uma pesquisa inédita que traça o perfil de empresas dirigidas por mulheres e que fazem parte do movimento associativista no Brasil. O objetivo é conhecer características dos negócios, além de identificar desafios enfrentados pelas empreendedoras na gestão, participação e ascensão em cargos de lideranças em instituições de classe.

Informações sigilosas

Tendo como amostra as mulheres empresárias, proprietárias de empresa, ligadas ao Sistema CACB, os pontos abordados são: características da empreendedora e do negócio; necessidades e desafios empresariais; necessidades e desafios pessoais; participação x protagonismo na sociedade; liderança de entidades de classe. A pesquisa, que mantém o sigilo absoluto das empresárias entrevistadas, é feita por meio de um formulário online. O prazo de preenchimento é 30/1.

Base para evoluir

A pesquisa poderá ser preenchida por todas as mulheres empresárias que fazem parte do sistema CACB, não sendo, portanto, exclusiva para núcleos setoriais de mulheres empresárias. O objetivo é identificar o perfil da empreendedora que faz parte do sistema associativista para investir na construção de novos projetos e ajudá-la a alavancar seus negócios. Link para a pesquisa: https://www.sphinxnaweb.com/SurveyServer/s/simetria/CNME-PerfilEmpresaria/questionario.htm

Comissão de gerência

A Prefeitura de Umuarama iniciou 2020 com uma ferramenta inédita de gestão, a Comissão de Gerência do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (CGPP). Criada em dezembro, a comissão irá fomentar, analisar, coordenar e fiscalizar os convênios fechados entre o poder público e as empresas e entidades particulares da cidade. A ideia é fortalecer a Lei da Parceria Público-Privada, de 2004, ampliando a capacidade de investimentos e de prestação de serviços públicos, como na realização de programas e obras municipais.

Representatividade setorial

O conselho gestor da comissão tem nove integrantes. Além dos membros da Prefeitura de Umuarama, também conta com representantes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia); da ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama); da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção de Umuarama e do Observatório Social da cidade. O objetivo é que os representantes possam dar mais segurança aos contratos de PPPs (Parcerias Público-Privadas).

Transparência

O trabalho dos conselheiros consiste em checar as propostas das empresas na apresentação de seus projetos de forma a, nesta primeira etapa, analisar se está de acordo com os parâmetros exigidos pela Lei Federal nº 11.079 e a Lei de Licitação para sua consecução. As contratações de PPPs poderão ser feitas por meio das modalidades patrocinada ou administrativa e a comissão deverá ser o elo entre os órgãos municipais envolvidos, direta ou indiretamente, no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações.

Fecomércio celebra 72 anos

Da fusão de cinco sindicatos empresariais surgiu a Fecomércio PR, que no dia 19 completou 72 anos de atividades. Parabéns pela competência ao representar mais de meio milhão de empresas paranaenses de comércio, serviços e turismo.

Confiança

No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, os lojistas aumentaram as compras de mercadorias e insumos em 5,54%. Na comparação com novembro de 2018, houve crescimento de 10,41%, sinalizando que os empresários estavam confiantes para as vendas de Natal e início de 2020. Os dados são da Fecomércio.

“Se você não é teimoso, abandonará experimentos cedo demais. E se você não é flexível, baterá a cabeça contra a parede e não verá uma solução diferente para o problema que está tentando resolver”

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.com, é um exemplo inspirador entre empresários de sucesso por estar sempre buscando realizar projetos maiores do que o esperado, que invariavelmente dialogam com as vertentes futuristas.

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!