ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Aciu Interativa nº 443

Publicado em 31/01/2020


Sabadão 

Fevereiro começa com tudo. Sabadão na área. Como rege a tradição, oportunidade para aproveitar as condições especiais que as empresas filiadas à Associação Comercial e Industrial (Aciu) oferecem. O horário ampliado (até cinco da tarde) também é um convite para passear com a família. Tomar um sorvete, flertar com vitrines. Relaxar, enfim... 

Destaque Fecomércio

No Sistema Fecomércio-PR, o Dia Internacional da Mulher é celebrado há 13 anos com o Prêmio Mulher Empreendedora, ocasião em que a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) homenageia empresárias de destaque. Neste ano, a premiação será realizada no dia 27 de março, em Caiobá, com a presença do vice-governador Darci Piana. Uma caravana organizada pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Umuarama também marcará presença, para acompanhar a premiação da empresária Sandra Mara Alonso Guilherme, diretora da Baterax. 

Justa homenagem 

Sandra Mara Alonso Guilherme foi escolhida pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Umuarama e parceiros (Sesc, Senac e Sindilojistas). Bacharel em Direito, ela assumiu a direção da Baterax em 2000, após a morte do esposo. Mãe de três filhos, tinha o desafio de coordenar, aos 22 anos, uma empresa com trinta funcionários. Atualmente são mais de 250 colaboradores. Em um meio hegemonicamente masculino, a empresária consolidou posição de destaque, à frente de uma empresa reconhecidamente comprometida com projetos de sustentabilidade social e ambiental. 

111 mil novas empresas

O Paraná encerrou 2019 com saldo de 111.616 novas empresas, segundo dados da Junta Comercial. Foram 182.437 aberturas, crescimento de 5% em relação a 2018, e 70.821 baixas. Os dados somam todas as modalidades: sociedades empresárias limitadas, anônimas e cooperativas, empresas individuais, microempresas individuais e eirelis (empresas individuais de responsabilidade limitada). 

Julho histórico 

Os meses que mais registraram aberturas foram julho, agosto e setembro – em julho, inclusive, houve crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 19.120 novas empresas. A média paranaense em 2019 foi de cerca de 15 mil aberturas por mês. 

MEIs lideram 

As microempresas (136.407) constituíram a ampla maioria na abertura de empresas em 2019. Elas não entram nos dados estatísticos do site da Junta Comercial porque os cadastros acontecem pelo Portal do Empreendedor, do governo federal. Entre as modalidades com registro estadual, sociedades empresárias limitadas (21.428), empresas individuais (20.657) e eirelis - empresa individual de responsabilidade limitada - (3.617) foram as que mais registraram aberturas. Nas duas primeiras linhas, o crescimento foi de 4% em relação a 2018. 

Empregabilidade 

O Paraná encerrou 2019 como um dos quatro estados que mais geraram emprego no País, e as Agências do Trabalhador foram fundamentais para este resultado: o número de paranaenses colocados no mercado de trabalho por meio delas chegou a 95.955. Em Umuarama foram gerados exatamente 2001 empregos diretos. 

Prêmio Faciap 

Estão abertas as inscrições para o II Prêmio Faciap Mulher Empreendedora, iniciativa da Faciap Mulher, com o apoio das doze Coordenadorias do Sistema Faciap. Ele reconhece e divulga histórias de gestão de empresas lideradas por mulheres no Paraná que são cases de sucesso. Entre as inscritas, serão 12 finalistas, cada uma representando uma das regiões divididas em coordenadorias pelo Sistema Faciap. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2U1SkkB até o dia 30 de abril. 

Duas etapas 

A premiação é dividida em duas etapas: a regional e a estadual. Na primeira, cada coordenadoria irá formar uma comissão para analisar a história das candidatas e selecionar apenas uma delas para representar a região. Na avaliação das concorrentes serão considerados aspectos como gestão, planejamento estratégico e desempenho organizacional. Essas finalistas seguirão para a segunda etapa, a estadual, em que o melhor case será escolhido. 

Otimismo 

Os empresários paranaenses do comércio iniciaram o ano mais otimistas, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). A 37ª Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, relativa ao primeiro semestre de 2020, mostra que 69,0% dos empresários do estado têm expectativa favorável para o período. Na edição anterior, referente ao segundo semestre de 2019, o percentual de expectativa favorável foi de 59,3%, e para o primeiro semestre de 2019 era de 73,2%. 

Receosos e indiferentes diminuem 

Houve redução na parcela do empresariado com expectativa desfavorável, que era de 19,4% na última edição da pesquisa e baixou para 11,4% para este primeiro semestre do ano. A proporção de empresários que demonstram incerteza com relação ao futuro dos negócios também caiu, passando de 17,0% para 15,2% com opinião indefinida. Os indiferentes correspondem a 3,9% neste semestre, ante 4,3% no segundo semestre de 2019. 


"Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento"

– Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos EUA 


Excelente Semana 

A Aciu é a casa do Empresário