Aciu Interativa nº 626

Publicado em 12/01/2024

Exportações

Nosso Estado conquistou em 2023 novo recorde anual de exportações, com uma receita de US$ 25,2 bilhões, provenientes de vendas para outros países, principalmente de soja e carne de frango. O valor é 13,7% superior ao resultado obtido em 2022, quando a receita alcançou US$ 22,1 bilhões. O resultado representa crescimento muito acima do nacional, que foi de apenas 1,7%, segundo dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

R$ 75 milhões

O Estado deve recolher a quantia de R$ 75.185.140,64 com o IPVA da frota de 56.267 veículos tributados em Umuarama. O prazo para efetuar o pagamento à vista ou da primeira parcela é de 17 a 23 de janeiro, dependendo do número final da placa do veículo. Quem optar pelo pagamento à vista têm direito a um desconto de 6%. Para aqueles que preferem parcelar, há opção de quitar o imposto em até cinco vezes, sem desconto.

Novas empresas

O Paraná encerrou o ano de 2023 com a abertura de 277.636 novas empresas. O registro foi o maior dos últimos cinco anos, conforme dados divulgados pela Jucepar - Junta Comercial do Paraná. Desse total, sete em cada dez novos registros foram de MEIs (Microempreendedores Individuais) e dois em cada dez, de Sociedades Limitadas (LTDA). No ano passado também houve 151 mil baixas de empresas, o que resulta no saldo de 126.600 novas empresas, ou 10,5 mil por mês de média.

Troca de seladinhas

Quem ainda não aproveitou a seladinha premiada com vale-compra, têm prazo até o dia 28 de fevereiro. Ela deve ser aceita por qualquer uma das empresas que participam da Campanha Natal de Luz e Prêmios da Aciu. É importante que todos os dados solicitados estejam preenchidos corretamente. No site aciupr.com.br você confere a lista de empresas onde o vale-compra pode ser utilizado.

Carteira assinada

Para quem busca uma oportunidade profissional com carteira assinada, a Regional da Agência do Trabalhador de Umuarama está com 470 vagas de emprego abertas. São 211 vagas para auxiliar de linha de produção, 55 para magarefe, 20 para servente na construção civil e 19 para vendedor interno. Mais informações podem ser obtidas com a agência da cidade. O agendamento para atendimento também pode ser feito pelo site trabalho.pr.gov.br.

Sabadão

O comércio de Umuarama atenderá das 9h às 17h neste sábado (13). As vitrines estão repletas de anúncios de liquidação e os consumidores podem aproveitar descontos de até 70%. Lembramos que vale a pena economizar e esperar também pela Umuarama Liquida, a maior queima de estoque do ano, que será realizada no mês de fevereiro.

Softskills

Para ajudar empreendedores a melhorar os negócios e ter uma vida mais leve, o Sebrae preparou uma trilha com vídeos curtos, mas que apresentam habilidades essenciais para que todos possam vencer os mais diversos desafios. Um deles é o Softskills para Empreendedores. Entre os temas: autoconhecimento – lidere a si mesmo antes de liderar os outros e a importância da felicidade no ambiente de trabalho. Acesse trilhas-apps.pr.sebrae.com.br e se inscreva de forma gratuita.

Calorão

Este ano também começou com os termômetros nas alturas. Durante a semana a sensação térmica aqui em Umuarama passou de 40 graus. Isso aumentou a procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, mas o estoque no comércio da cidade está esgotado. No fim de semana, apesar da previsão de pancadas de chuvas as temperaturas devem se manter altas. Não está fácil aguentar esse calorão!

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros” - Augusto Cury

Excelente fim de semana

A Aciu é a Casa do Empresário