ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Aciu InterAtiva nº 89

Publicado em 12/01/2015

Rodovia I

A duplicação da rodovia PR-323 é um assunto sempre presente nas pautas da Aciu, afinal, foi aqui que tudo começou. E quinta-feira, dia 8, mais uma importante reunião foi realizada no auditório da entidade, por solicitação do deputado estadual Fernando Scanavaca, parceiro na luta por esta obra que, quando pronta, seguramente vai transformar a realidade não só de nossa região, mas de todo estado do Paraná. Basta de Rodovia da Morte!

 

Rodovia II

No encontro de quinta Scanavaca apresentou, em primeira mão, cópia do projeto original que traz a íntegra de como ficará o trecho compreendido entre o Parque de Exposições e o trevo de saída para Mariluz. Representantes de empresas estabelecidas neste trecho foram convidados a analisar os detalhes da obra para apontarem defeitos e sugerirem alterações para melhorar o resultado final da duplicação, prevista para ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Rodovia III

As reivindicações e sugestões foram registradas em documento entregue ao deputado Fernando Scanavaca, que acompanha a realização e andamento da obra, a primeira Parceria Público-Privada do Estado. Vale lembrar que a duplicação de 220 quilômetros – entre Maringá e Francisco Alves – será iniciada em duas frentes: uma em Paiçandu e a outra aqui, no trevo do Gauchão rumo ao trevo de saída para Mariluz. O pedágio só começará a ser cobrado depois da obra pronta.

 

Olho vivo I

Como costumamos sempre alertar, malandro raleia mas não acaba. É bom ficar alerta para um casal de golpistas que vem agindo em toda a região, sempre da mesma forma. Chegam em uma caminhonete Hilux prata, uma mulher alta, loira, elegante, muito bem articulada. Ele é baixo, um pouco acima do peso. Ambos falam muito bem e vão conversando com os vendedores. Ele volta para o carro e ela rouba o que dá. O fato já foi registrado várias vezes, por isso, fique atento.

 

Olho vivo II

E como se não bastassem todas as aflições do dia a dia, ainda existe a tal da Associação Comercial e Empresarial do Brasil, uma entidade criada com o objetivo único de usurpar, enganar, ludibriar e ganhar dinheiro fácil de empresários. Fique muito atento porque em começo de ano a corja começa a enviar os boletos enganadores. Não pague, porque senão simplesmente não dá para receber o valor de volta. Envie o documento para a Aciu.

 

Juventude

Estão abertas até o dia 15 de janeiro as inscrições para o processo seletivo agendado, para o preenchimento das vagas remanescentes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. São 2.196 vagas em 32 das unidades no Paraná, incluindo Umuarama. As inscrições podem ser feitas pelo site www.senaipr.org.br/cursostecnicos e a taxa tem o valor de R$ 20. As aulas começam no dia 5 de fevereiro. Os cursos têm duração de um a dois anos.

 

Contas

De acordo com relatório emitido pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e divulgado nesta sexta-feira, a inadimplência em Umuarama fechou 2014 com um aumento de 10%. Pode parecer, mas não é nada alarmante, já que em muitas cidades brasileiras esse índice ultrapassou os 40%. O órgão divulgou também que o número de consultas ao banco de dados do SCPC caiu 7%. Um perigo, já que consultar é a forma mais segura de se evitar a inadimplência.

 

Sucesso

Vamos comemorar: Umuarama novamente bateu todos os recordes no número de autorizações de execução de obras. O setor fechou 2014 com um número de 343 mil metros quadrados de construções civis. A Capital da Amizade também figurou entre os cinco municípios que mais geraram empregos no Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba, Ponta Grossa, Araucária e Cascavel. Foram 16.114 admissões, o que correspondeu a 55% dos empregos formais gerados na microrregião que é formada por outros 21 municípios.

 

Foco

O ano está apenas começando. Vamos aquecer os motores e partir para cima. Conte sempre com a Equipe Aciu. Envie suas solicitações, sugestões, observações, comentários, enfiem, estamos sempre de portas abertas, porque a Aciu é a Casa do Empresário.