Aciu Interativa nº 9

Publicado em 15/06/2013

Elas por elas

Sem mesmo ter ainda assumido oficialmente o cargo de presidenta do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, Carina Previato já agita o meio empresarial em busca de mais empresárias que tragam ideias para o fortalecimento da instituição. Ela pede para que as interessadas entrem em contato com a Aciu que ela retorna o chamado em seguida. Atenção, mulheres: façam parte dessa força!

Dúvidas

A Aciu enviou comunicado a todos os seus associados informando que a Lei 12.741/2012, que exige de todos os empresários que destaquem nos cupons fiscais o valor dos impostos cobrados do consumidor, não será cobrada imediatamente. Segundo nota oficial da Casa Civil, após considerar a complexidade da nova norma, encaminhou ao Congresso Nacional a proposta para ampliar em um ano o prazo para aplicação das sanções e penalidades previstas. Nesse período o poder público promoverá orientações educativas a respeito do conteúdo da matéria. Ou seja, a classe empresarial terá um tempo para respirar, mas a indicação da diretoria da Aciu é para que todos comecem desde já o cadastramento dos produtos, pois um ano passa voando!

Justiça

O município de Guaíra foi palco de manifestação em defesa do direito à propriedade rural. O comércio manteve suas portas fechadas durante toda a última sexta-feira (14) em apoio aos agricultores, que estão sendo ameaçados de perderem suas terras para os índios. A Aciu foi representada por um grupo de produtores rurais da região, que levaram uma faixa esclarecendo que a entidade apoia a PEC 215, que concede áreas apropriadas – em regiões amazônicas – para os indígenas. Dessa forma as famílias de agricultores não serão expropriadas em seus direitos.

Honra

A nova diretoria da Aciu, que toma posse no dia 12 de julho, encabeçada pelo empresário José Celso Zolim, recebeu Voto de Aplauso na Câmara de Vereadores de Umuarama. A indicação foi do vereador Fernando Galamassi e o documento, que recebeu votação unânime da Casa, foi assinado pelo presidente Marcelo Nelli. Zolim, em nome de todos os associados, agradece a honraria.

Direitos

A próxima terça-feira (18) será marcada por mais uma reunião entre as entidades sindicais que representam comerciantes e comerciários, que discutem a próxima Convenção Coletiva de Trabalho. A Aciu participa do encontro e leva sugestões pertinentes para que o acordo seja realizado da melhor maneira possível, com ganhos para ambas as partes – interdependentes no desenvolvimento da economia local.

Gigante

O vice-presidente da Aciu, Humberto Vignolli, representou a entidade na cerimônia de inauguração da nova sede da empresa M.A. Máquinas, representante da John Deere para a região de Umuarama. A estrutura – moderna e imponente – fica na PR-323, no Jardim Aeroporto. Desejamos sucesso a toda equipe.

Bem-vinda

Representantes da Lojas Marisa entraram em contato com a Aciu, anunciando sua filiação. Eles adiantaram que a inauguração da mais nova loja da rede, em Umuarama, será em outubro.

Mundo afora

Restam poucas vagas para a palestra-capacitação “Negócios com o Mercado Internacional”, uma parceria da Aciu com o Centro Internacional de Negócios da Fiep, que acontece na próxima sexta-feira (20) em Umuarama. Além de informações importantes para empresários que queiram entrar para o mercado internacional, haverá uma profissional que vai orientar sobre linhas de crédito específicas para quem pretende abrir suas portas para o mundo. Reserve sua vaga pelo telefone (44) 3621-6700.

Lembre-se que a Aciu é a Casa do Empresário.