ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Umuarama

4º lugar em contratações, Agência do Trabalhador tem mais de 300 vagas

Município vem se destacando tanto na geração de empregos quanto na manutenção das vagas preenchidas


Umuarama foi a quarta cidade do Paraná em volume de contratações de mão de obra (números absolutos) com intermediação das Agências do Trabalhador em julho de 2021, de acordo com relatório do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Os números foram divulgados no início desta semana.

O ranking de contratações é liderado por Curitiba, com 915 trabalhadores colocados no mercado de trabalho, seguida por Cascavel (712), Palotina (412) e Umuarama, que teve 408 pessoas contratadas com o apoio da Agência do Trabalhador. Outras cidades importantes do Noroeste tiveram desempenho bem inferior – casos de Cianorte (124 contratações), Paranavaí (78) e Campo Mourão (35). Na região Oeste, Toledo fechou o mês passado com 220 contratações em 10º no Estado.

O Paraná conta com 216 Agências do Trabalhador e nos últimos meses, apesar dos efeitos da pandemia, Umuarama vem se destacando tanto na geração de empregos quanto na manutenção das vagas preenchidas. “Com as contratações do último mês, nossa agência já cumpriu a meta de colocações estabelecida para o ano. Recebemos uma meta anual da Sejuf de 1.398 colocações e, com as 408 de julho, já atingimos 1.440 acumuladas no primeiro semestre”, anunciou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Edvaldo Ceranto Júnior.

O gerente da agência, Reginaldo Barros, acrescenta que algumas cidades do ranking tiveram computados no mês de julho contratações intermediadas por meio da internet, entre os meses de janeiro a maio. “Se descontarmos essas colocações via web, que não foram realizadas no mês passado, Umuarama melhora ainda mais sua posição. Palotina sobe para a liderança, com 411, e a nossa agência aparece em segundo lugar, com 408. Cascavel cai para terceiro (383) e Curitiba vai para o 8º lugar (196)”, explicou.

Além disso, nos últimos dias Umuarama tem registrado acima de 300 vagas de emprego por dia – na segunda-feira eram 350, na terça-feira 343, nesta quarta são 360 e para quinta-feira deverão ser mais de 350 vagas.

Os resultados se devem à confiança dos empregadores na economia do município, expandindo o corpo funcional das empresas ou abrindo novos negócios, e também ao trabalho da agência, que tem sido efetiva na seleção de currículos e indicações de candidatos para preencher as vagas ofertadas. “A geração de empregos é consequência do desenvolvimento econômico, dos investimentos que temos feito nos últimos anos para melhoria na infraestrutura do município e do apoio aos setores de produção, transformação e comercialização”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

O prefeito também destacou o desempenho da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e seus organismos de apoio, como a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor, “que muito contribuem para esses resultados, colocando Umuarama em destaque no Estado”, e disse que a administração municipal trabalha para consolidar esse crescimento.

CAGED

Outro indicador que confirma o dinamismo é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Em junho deste ano, Umuarama teve saldo de 248 trabalhadores empregados com carteira assinada – foram 1.417 contratações e 1.169 desligamentos, dentro do estoque de 32.046 empregados – que colocaram a cidade em 9º lugar no Paraná. No acumulado do ano, a Capital da Amizade ocupa a 11ª colocação com saldo de 1.717 contratados (foram 7.817 admissões e 6.100 demissões).

O maior crescimento do primeiro semestre (8,90%) foi registrado pelo setor industrial, que contratou 2.095 pessoas e demitiu 1.516, restando saldo positivo de 579; o comércio cresceu 5,42% (2.699 contratações e 2.160 demissões, saldo de 539) e o setor de serviços 4,89%, com 2.459 admissões, 1.893 demissões e saldo de 566 trabalhadores. No setor de construção civil o crescimento acumulado foi de 1,81% e na agropecuária 0,57%.

“Tivemos saldo positivo em praticamente todas as áreas da economia, o que demonstra a solidez do nosso crescimento”, reforçou o secretário Júnior Ceranto. No acumulado dos últimos 18 meses (janeiro de 2020 a junho de 2021), o crescimento do estoque de empregos de Umuarama foi superior a 11%, totalizando 3.193 de saldo (20.527 admissões e 17.334 desligamentos)

Se destacaram os desempenhos da indústria – que cresceu 39,5% – e do comércio (+6,2%). Também houve crescimento, porém em menor escala, nos setores de agropecuária, construção civil e serviços, apontou o chefe da Divisão de Indústria e Comércio e agente de desenvolvimento, Paulo Leon Baraniuk.