ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

CAMPANHA

Ação contra a dengue realizada em Umuarama ganha destaque no Estado

Presidente do Comitê de Combate à Dengue é diretor da Aciu


As mobilizações contra a dengue continuam em todo o Paraná, na tentativa de reduzir a infestação pelo mosquito Aedes aegypti e evitar que doenças como a dengue, zica e a chikungunya se transformem em epidemias. Uma ação realizada em Umuarama, que envolveu o Comitê de Combate à Dengue, agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes, por ocasião do 'Dia D' contra o mosquito, ganhou destaque ao ser noticiada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Para atingir a população, as Regionais de Saúde, prefeituras e entidades têm investido em iniciativas diferenciadas para envolver melhor a comunidade e convencer a população a se engajar na luta contra o mosquito da dengue. Um exemplo foi o trote solidário realizado em Umuarama, no último dia 9, envolvendo equipes da Secretaria Municipal de Saúde, acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), atiradores do Tiro de Guerra 05.012, alunos do Corpo de Bombeiros e estudantes do curso técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal. João Bortolato, diretor da Aciu, é o presidente do Comitê Municipal de Combate à Dengue.

O 'trote' uniu cerca de 380 pessoas em uma força-tarefa de limpeza nas proximidades da sede da universidade e retirou dos quintais e das ruas três caminhões de lixo reciclável, recipientes e materiais que poderiam se tornar criadouros do Aedes aegypti. Foram recolhidos 4,5 mil kg de eventuais recipientes que poderiam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito, acumulados nas casas por descuido da população. Além da coleta, os participantes levaram orientações aos moradores. Foram visitadas 4.600 residências apenas em um dia.

“Contamos com a criatividade dos nossos gestores de saúde para sensibilizar cada vez mais cidadãos paranaenses. A população não pode esquecer de cuidar das suas casas e, mesmo com a queda das temperaturas, não deixar água parada para não dar chance ao mosquito se reproduzir”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Cleide de Oliveira.

A Sesa também destacou iniciativas de outros municípios, como Cianorte – onde mais de 400 alunos da rede municipal saíram às ruas no bairro Cianortinho para lembrar a população dos cuidados contra o mosquito, gritando pelas ruas frases como “fora dengue!” e “vamos acabar com o mosquito!”.

Em Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro, eliminar focos do Aedes aegypti virou jogo. Durante a semana, os agentes de saúde visitaram todas as residências da cidade, eliminando os criadouros da dengue. Quem já estivesse com o quintal limpo, ganhava uma cartela para jogar bingo no fim de semana, concorrendo a prêmios como televisores e lavadoras de roupas, cedidos pelo comércio local.

Conforme o último informe técnico do Estado, mais oito municípios entraram em situação de epidemia na última semana: Antonina, Matelândia, Missal, Pérola, Iguaraçu, Paiçandu, Florestópolis e Sertanópolis, que apresentam mais de 300 casos por grupo de 100 mil habitantes. Agora são 52 municípios epidêmicos em todo o Estado. O número de casos confirmados aumentou para 24.393 (sendo 2.938 a mais do que na última semana). Dos 399 municípios do Estado, 73% apresentam casos confirmados de dengue – 293 municípios nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os casos de chikungunya passaram de 46 para 49 em uma semana e os casos de zika subiram de 223 para 245. (Com informações da Sesa)

 

--

 

Eduardo A. Santos

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Umuarama