Onipresente

Aciu alerta para alta incidência do golpe do falso boleto

Uma das modalidades mais notórias de fraude segue fazendo vítimas, ora por correspondência ora de modo virtual

Um golpe datado, empregando uma das mais conhecidas marcas de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, a Serasa Experian, detentora da marca Serasa S/A, continua sendo amplamente difundido. Empresas da região e até a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) estão entre os alvos recentes.

Segundo a assessoria jurídica da entidade, falsos boletos são encaminhados pelos Correios e, em muitos casos, por pura desatenção, acabam sendo quitados. No caso da Aciu, o suposto débito era de R$ 400, e a correspondência chegou após o 'vencimento', estipulando dez dias para o pagamento. Um característica marcante da tentativa de estelionato é o enunciado, em destaque: "após o vencimento do boleto, o mesmo poderá ser atualizado e pago em qualquer agência da rede bancária".

A 'generosidade' do documento já é, em si, motivo para desconfiança, segundo avaliação do Procon. A própria Serasa Experian elaborou guias para evitar golpes, que ocorrem também na esfera virtual (emails). "Esteja atento ao receber qualquer comunicado sobre notificações ou verificação de pendências financeiras", recomenda a empresa.

Para checar a veracidade da mensagem, fique ligado aos seguintes itens:

- A mensagem oferece serviços, produtos ou negociações com preços convidativos ou duvidosos?

- Você tem dívida(s) ou algum tipo de relacionamento com o credor mencionado na mensagem?

- Solicita ou orienta a clicar em algum link ou baixar algum arquivo?

- Tem logomarca antiga da Serasa Experian?

- A mensagem tem erros na grafia das palavras?

Se a resposta a algum destes itens for verdadeira, você provavelmente recebeu um phishing (spam com intenção de fraude), ou uma carta falsa . Uma característica marcante deste tipo de fraude é conter, no corpo do email, arquivos anexados ou links que direcionam para um endereço suspeito.

Se receber algum email que foge aos padrões habituais, não clique em botões ou links. Se for em nome da Serasa Experian, encaminhe imediatamente o e-mail para [email protected].

A empresa mantém contato constante com os órgãos responsáveis pelo combate ao crime eletrônico, e comunica com frequência a incidência e circulação de e-mails phishing atribuídos a ela, além de tomar medidas jurídicas e técnicas quando necessário.