COM

Aciu disponibiliza Certificado de Origem para seus associados

Versão digital do documento será cobrada a partir de 1º de outubro pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior

Uma parceria entre a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) amplia o atendimento a empresas de Umuarama que utilizam o Certificado de Origem, oferecido pelo Ippex (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior). A entidade será a primeira da região a emitir o documento.

Além do Certificado de Origem, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços está implantando agora o Certificado de Origem Digital (COD), que será exigido para negócios internacionais com a Argentina e com o Uruguai a partir do dia 1º de outubro. “Este documento foi criado para agilizar as relações comerciais e o serviço representará uma economia de custos de pelo menos 35% em sua emissão, que reduz o prazo de análise de três dias para menos de 30 minutos”, explica Charles Furlan, do setor de atendimento da Aciu.

Ele observa que a opção pela versão digital do certificado de origem, o empresário só tem a ganhar, tanto na segurança quanto à integridade do documento, quanto com relação à redução de custos operacionais, pela facilidade de comunicação – com uso de sistemas de informática entre exportadores, aduanas e entidades emissoras. “Com o COD não é preciso imprimir a guia, carimbar e assinar, para depois anexar ao processo, pois agora, após a aprovação on-line, o documento vai direto para a aduana”, explica.

O QUE É COD?

O COD é o Certificado de Origem Digital, principal documento em um processo de exportação, que atesta a origem da mercadoria comercializada. “E atende a rígidos padrões de segurança e proporciona ao comércio exterior maior confiabilidade. As assinaturas digitais contidas neste documento garantem autenticidade quanto à autoria e integridade do conteúdo”, detalha Vanessa Arruda, também do setor de atendimento ao associado Aciu.

Vanessa destaca que este é mais um produto exclusivo para associados Aciu, que poderão pagar pelas emissões diretamente no boleto mensal da entidade, o que já é um outro grande benefício. “A empresa associada terá como se programar para um único pagamento mensal, sem ter que ficar pagando boleto por boleto, dia após dia. Outra vantagem do Certificado de Origem é que a emissão é feita diretamente na plataforma do Ippex, de forma rápida e descritiva, com equipe de suporte desde a programação do sistema no computador até a finalização do trabalho”, conta, acrescentando que as empresas interessadas já podem entrar em contato com a Aciu pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail [email protected].