ACORDO

Aciu disponibiliza departamento para negociação de dívidas atrasadas

Empresas associadas podem enviar documentos – títulos, notas promissórias, contas – para que advogada faça a intermediação

A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) possui um setor exclusivo para a negociação de dívidas não pagas. Os resultados dessas tentativas de acordos são considerados muito positivos tanto por empresários associados quanto por inadimplentes. A advogada Solange Ryska é a responsável por realizar a mediação entre credores e devedores. “Nós realizamos, com muito sucesso, duas campanhas específicas chamadas ?Nome Limpo Já?, em 2012 e 2013, mas para este ano não temos nada ainda programado. Porém, vale lembrar que muitas empresas estão sempre de portas abertas para negociar as dívidas da melhor maneira possível, durante todo o ano”, informa.

Segundo a advogada, muitas pessoas que estão com o nome comprometido [cadastrados no SCPC] ficam constrangidas de irem até as empresas que devem e pedir uma repactuação da dívida. “E é exatamente para isso que estamos à disposição: para realizar uma conciliação, uma tentativa de acordo que fique boa para ambas as partes. Várias empresas estão sempre de portas abertas para um bom acordo”, destaca Solange.

Ela chama a atenção ainda dos empresários associados à Aciu, que às vezes deixa contas, notas e títulos vencidos na gaveta, em vez de tentar fazer um acordo com os devedores. “Sugerimos aos empresários que enviem os documentos para que nós possamos tentar receber. E para garantir que o inadimplente se sinta estimulado a quitar os débitos, recomendamos que sejam oferecidas algumas vantagens, como a anistia de juros e multas – receber só o valor principal, por exemplo –, o parcelamento, a redução dos juros ou qualquer outro estímulo para um bom acordo. É como diz o ditado: ?Mais vale um bom acordo que uma boa demanda?”, finaliza a advogada.

Serviço – ACIU – Departamento de Negociação de Dívidas – Praça Hênio Romagnolli nº 3800 – Edifício Centro Comercial – Térreo – Umuarama – PR – Site: www.aciupr.com.br – E-mail: [email protected] – Telefone: (44) 3621-6700.

Matéria publicada também nos jornais:

Umuarama Ilustrado

Tribuna Hoje