ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

ACIU divulga linha de crédito especial para a agropecuária


Em carta que está sendo enviada aos seus quase 1.300 associados, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU) está divulgando e apoiando o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Banco do Brasil, que oferece recursos para investimento na agricultura e na pecuária, em condições atrativas.

“Com juros baixos, carência e prazo longo de pagamento”, explica Humberto Vignoli, vice-presidente da ACIU, “dá aos produtores a condição de fazer bem feito aquilo que precisa ser feito para melhorar a produtividade na propriedade”. Os juros não vão além de 5,5% ao ano, com carência de três anos e até 12 anos para pagar. “Quem conhece a atividade sabe que estas condições são realmente vantajosas e possibilitam o investimento”, analisa Vignoli, que engenheiro agrônomo e produtor rural.

O programa financia a compra de corretivos agrícolas, sementes e mudas, aquisição de animais, equipamentos e instalações para a propriedade, recuperação de pastagens, implantação da integração lavoura-pecuária e o plantio de florestas comerciais, como de eucalipto, que são uma excelente fonte de renda para os produtores.

“E o interessante é que, através de projetos técnicos, todos estes investimentos podem ser feitos se forma a proteger a natureza e melhorar o meio ambiente, sem pagar mais por isso. Pelo contrário, pagando menos. Porque esta linha de crédito foi criada especialmente para levar uma nova mentalidade ambiental à atividade agropecuária”, diz a carta.

“Com investimentos e cuidado ambiental, nós temos tranquilamente condições de dobrar na mesma área a capacidade de alojamento de gado na região, por exemplo”, garante o vice-presidente da entidade.

Tendo por base as projeções do Banco do Brasil, Vignoli acredita que o programa poderá injetar pelo menos R$ 20 milhões na economia local e regional, através da aquisição dos insumos e serviços que irão ser aplicados nas propriedades rurais.

Junto com a carta, os associados da ACIU estão recebendo uma proposta, que pode ser preenchida e entregue na Secretaria da entidade, ou diretamente na agência do Banco do Brasil, que promete agilidade no encaminhamento e na aprovação dos projetos.