Aciu é a primeira do Paraná na emissão de certificações digitais

Serviço oferecido pela entidade traz segurança total para que empresas realizem transações online

De janeiro a dezembro de 2012 a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) emitiu 700 certificações digitais. Só em fevereiro já foram 100, número que coloca a entidade que representa mais de 1300 associados como a maior emissora de certificados do Estado, segundo informa a Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná). A Aciu também atinge a marca de 100% de exatidão no preenchimento e envio das informações necessárias para a emissão da certificação.

O presidente da Aciu, José Celso Zolim, informa os empresários, contadores e profissionais liberais de Umuarama e região que entrega, de forma imediata e completa, a certificação digital para o usuário que efetuar todo o processo de documentação na instituição. "A Aciu realiza a certificação digital em tempo real. Quando o processo é aprovado, o cliente já sai com o certificado emitido", relata. Ele detalha que a certificação digital é um sistema que permite a transmissão online de documentos da empresa ou pessoa física no momento da validação presencial. “A Certisign, empresa certificadora parceira da Aciu e da Faciap, implantou essa tecnologia que permite digitalizar, gerenciar e controlar documentos, de forma digital, sem perda de dados pelo tempo e acúmulo de papel, através de um gerenciador eletrônico de documentos”, relata.

Zolim destaca que após o recebimento da documentação, a central de verificação instalada na Aciu efetua a análise, em tempo médio de 20 minutos, e retorna a resposta de aprovação ou pendência por alguma irregularidade na documentação do cliente. "Os interessados em adquirir um certificado digital podem acessar o site www.acisupr.com.br, onde há um link com informações e valores de cada modelo, incluindo os descontos para associados. Após escolher o item que atende às suas necessidades, a pessoa faz um cadastro no próprio site, que gera um boleto bancário. Depois de efetuar o pagamento, é feito o agendamento online para a validação presencial. Para mais informações, basta ligar para a Aciu no telefone (44) 3621-6700", informa.

Pela internet

O Certificado Digital é um arquivo digital desenvolvido para identificar a assinatura de seu usuário nas operações realizadas via internet. Alguns aplicativos de software utilizam esse arquivo para comprovar sua identidade à outra pessoa ou outro computador. “Ele foi criado devido à necessidade de otimizar processos. Dessa forma, a ferramenta gera aumento em produtividade, diminuição de processos burocráticos e mais segurança em autenticação e transações via web. Foi constatado também que com a certificação digital, ocorre uma diminuição significativa nos custos operacionais”, conta Celso Zolim.

Ele garante que há diversas vantagens na certificação digital. “Hoje praticamente todos os órgãos públicos já estão utilizando sistemas com este serviço, pois a segurança contra fraudes e a rapidez na autenticidade evita processos demorados e burocráticos, fora a redução de uso de papéis, o que é um cuidado com o meio ambiente, a redução de custos administrativos e operacionais e a otimização do seu tempo e segurança total nas suas transações online”, conclui.