ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

CARREIRA

Aciu entra na luta por curso Técnico em Comércio

Entidade assina parceria para implementar programa de formação educacional no Colégio Estadual Vereador José Balan


legenda
Aciu entra na luta por curso Técnico em Comércio
legenda
Aciu entra na luta por curso Técnico em Comércio
legenda
Aciu entra na luta por curso Técnico em Comércio

Responsável por 80% do PIB de Umuarama, o setor do comércio é abrangente e referência no Estado. Porém, não há nenhuma formação escolar específica de profissionais nessa área. Pensando em preencher esta lacuna, a coordenação do Colégio Estadual Vereador José Balan e a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) assinaram parceria visando trazer para a cidade o curso Técnico em Comércio.

A professora Luciana Pereira Ortega, coordenadora do curso Técnico em Recursos Humanos daquela instituição de ensino, conta que já havia solicitado à Secretaria de Estado da Educação (Seed) a autorização para a abertura do referido curso, porém, na ocasião, não foi autorizada pelo fato de o Estado não possuir este plano de curso. “O Estado exige este documento para a abertura de cursos técnicos. Diante disso, este colégio tem se dedicado em sua elaboração e construção”, disse.


O empresário Clóvis Bruno Filho, diretor setorial de Comércio da Aciu, classificou a ideia da criação do curso Técnico em Comércio como ‘fundamental para toda a região’ e de imediato comprometeu-se em colaborar para que o objetivo seja atingido o mais breve possível. “Junto do presidente Orlando Luiz Santos, colocamos a Aciu à disposição para o que fosse preciso na conquista desse importantíssimo programa de construção educacional voltado para formação de comerciários”, afirmou.

Após a assinatura do convênio de colaboração, o próximo passo é a estruturação do Plano de Curso dentro das exigências da Seed. “Assim que concluirmos todos os termos no Plano, novamente encaminharemos à Seed e temos fé que no máximo no início de 2020 já poderemos ofertar o curso Técnico em Comércio à comunidade”, observou Luciana.


OBJETIVO

O curso Técnico em Comércio terá duração de dois semestres e será gratuito, com aulas de segunda a sexta-feira no período noturno. “O objetivo é oferecer aos alunos um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional, de forma a permitir a inserção no mundo do trabalho”, especifica a professora.

Ela acrescentou que o curso também busca formar Técnicos em Comércio capazes de atuar em instituições públicas e privadas e no comércio em geral, participando, organizando e auxiliando no processo de compras e vendas e no planejamento empresarial a partir de análises financeiras e econômicas. “Este profissional também aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando a competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais”, pontuou, acrescentando que o profissional também sairá capaz de operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.