ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

SEGURANÇA

Aciu ofereceu curso de capacitação com o especialista Braz Vendramini

Palestrante Braz Vendramini falou sobre medidas preventivas para evitar a inadimplência e apontou estratégias para recebimento de dívidas


O contador e advogado Braz Ismael Vendramini atua na área de crédito e cobrança há mais de 20 anos e apresenta na Aciu o curso “Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas”, de 02 a 05 de setembro. O objetivo foi repassar informações e procedimentos práticos na gestão e supervisão da cobrança de dívidas. O curso foi destinado aos profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente com Cadastro, Crédito e Cobrança.

O material didático foi dividido em dois módulos: “Análise de Crédito”, entre os dias 2 e 3, e “Cobrança de Dívidas”, nos dias 4 e 5. Nos primeiros dois dias, segundo o especialista, foram abordados temas relacionados à medidas preventivas para evitar a inadimplência, como qualidade das informações cadastrais e segurança nas liberações de crédito, análise do comprometimento de renda, análise pessoa física e jurídica, as fontes de consulta de informações cadastrais, o risco do endividamento, prevenção a golpistas, entre outros.

Durante o segundo módulo, que foi apresentado no terceiro e quarto dia de curso, segundo o especialista os participantes foram orientados em como cobrar clientes inadimplentes, políticas de crédito e cobrança, Código de Defesa do Consumidor, técnicas que levem ao acordo com os devedores, como lidar com situações difíceis, e simulações de casos práticos.

“Muitos comerciantes ainda vendem na confiança ou entregam produtos condicional e depois não possuem título ou contrato que lastreie um protesto ou uma inclusão no SPC Brasil. Por isso eu vejo que este tipo de curso é muito válido, pois mostra para os comerciantes a importância de se obter garantias na hora de vender a prazo”, explica o Presidente Orlando Luiz Santos. 

Público

O curso teve a participação de 33 colaboradores de diversas empresas associadas a Associação.

Empresas participantes:  

A Preferida
Agropecuária Aliança
Bonfim Tintas
Colégio Alfa
Colégio Prisma
Destro
Dias Bike
Dias Motos
Edman Bazan Cosméticos
Estofados Parati
Farmácia Mabri
Holiday
Hospital Cemil
Laborderm
O Boticário
Paraíso das Camas
Paraíso Presentes
Paulinho Pneus
Sorvetes Guri
Unipar
Uvel



 Os participantes também receberam apostila, coffee break e certificado.