AUDI

Aciu participa de encontro para discutir segurança púbica

Comissão debateu o combate ao crime e o sucateamento da frota

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, participou de audiência pública sobre segurança, realizada quinta-feira (7) na Câmara de Vereadores pela comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, que trouxe à tona a discussão sobre combate à criminalidade na região e o sucateamento de veículos e equipamentos das polícias. Para o presidente da Comissão, deputado estadual Mauro Moraes (PSDB), o problema do sucateamento da frota é devido à má gestão dos recursos destinados à JMK Serviços, empresa licitada pelo Governo do Estado para prestar serviços de manutenção.

Moraes informou que o contrato com a empresa foi rompido e o Governo Estadual pretende liberar R$ 1,6 milhão para o pagamento das dívidas em atraso com as oficinas que prestam serviços aos órgãos de segurança. “Em 30 dias todos os serviços serão colocados em dia”, disse. Um dos objetivos da Comissão é que 200 novas viaturas sejam adquiridas nos próximos meses pelo Governo para reforçar a frota do interior.

Segundo o deputado, apesar do aumento no número de roubos (de 314 no primeiro trimestre de 2015 para 328 no primeiro trimestre de 2016), a região de Umuarama é uma das menos violentas do Paraná. O número de homicídios também caiu. Em 2015 foram registrados 15 homicídios no primeiro trimestre e em 2016 foram nove, uma redução de 40%. O trabalho investigativo para desvendar os crimes e prender os suspeitos também foi elogiado pela comissão. “Mesmo sendo uma região de fronteira, com recursos limitados, os índices são menores do que em Foz do Iguaçu e Toledo, onde já tivemos as audiências”, comparou Moraes.

Na avaliação da comissão, apesar das dificuldades e falta de estrutura, as polícias Civil e Militar da região Noroeste têm cumprido muito bem seu papel. Autoridades civis e representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal participaram da reunião. O auditório da Câmara Municipal ficou completamente lotado. As audiências públicas estão sendo realizadas em todas as regiões do Paraná. As cidades de Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo e agora Umuarama, já foram visitadas pela Comissão. As próximas audiências serão em Maringá e Paranaguá.

Matéria produzida pelo jornal Tribuna Hoje.

Fotos de Giovane Ropelli – site Umuarama 24 Horas.