DESENVOLVIMENTO

Aciu participa de evento para estimular o turismo na cidade

Prefeitura cria o Umuarama e Região Convention & Visitors Bureau

O Conselho Municipal de Turismo de Umuarama (Comtur) e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, reuniram diversas lideranças na última quarta-feira, 24, no auditório do Spazio Hotel, para delinear o Umuarama e Região Convention & Visitors Bureau (UCVB), que terá a assembleia geral de constituição no próximo dia 19.

A organização objetiva estimular o desenvolvimento do turismo regional, alavancando a economia através da qualidade dos produtos e serviços turísticos disponíveis em todo o Noroeste do Paraná, tendo Umuarama como polo, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Douglas Bácaro. “O bureau é um divisor de águas para a organização e crescimento do turismo, um mercado com enorme potencial ainda inexplorado em nossa região”, disse.

Se bem explorado, o turismo cria um círculo virtuoso para a economia. “Atraindo visitantes, conseguimos movimentar o comércio e o setor de serviços, gerando empregos e prospectando oportunidades de negócios. Nossa região tem muitos atrativos, muitas qualidades, porém a divulgação ainda é pequena”, avaliou Bácaro.

O bureau é regional. A reunião desta semana teve a participação de representantes de Icaraíma, Cruzeiro do Oeste, Tuneiras do oeste, Xambrê e Altônia, além de Umuarama, e de entidades ligas a parques e reservas biológicas (ICMBio, Parque Nacional de Ilha Grande, Coripa, Reserva Biológica das Perobas), além de dezenas de empresários de Umuarama e região com atividade ligada direta ou indiretamente ao turismo.

Uma comissão foi formada para analisar o estatuto do UCVB e discutir com empresários as tarifas de participação dos diversos segmentos envolvidos, já que o bureau vai atuar na captação de eventos nas mais diversas áreas (turismo de negócios), utilizando a estrutura local, e ao mesmo tempo divulgando as atrações regiões para estender o passeio nos intervalos dos eventos. “Será criado um amplo material de divulgação regional com as nossas belezas, mapas hoteleiros, roteiros gastronômicos e de lazer, para que os visitantes conheçam os nossos atrativos, comprem produtos e serviços e levem uma boa impressão da região”, completou Bácaro.