COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Aciu participa de evento sobre licitações públicas em Cuiabá

Em sua 7ª edição o Fomenta Nacional é uma promoção do Sebrae na divulgação de oportunidades para micro e pequenas empresas

A 7ª edição do Fomenta Nacional foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro em Cuiabá. O maior evento do setor de compras governamentais do País é uma realização do Sebrae Nacional para divulgar e compartilhar boas práticas de gestão que resultem na abertura de oportunidades para as micro e pequenas empresas nesse setor. A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) enviou representantes ao encontro, onde foram apresentadas as experiências positivas do Escritório de Licitações de Umuarama, serviço disponibilizado a seus associados.

O Fomenta Nacional tem como propósito concentrar esforços em debater e estimular o crescimento interno para os pequenos negócios, por meio das compras governamentais. Nas economias mais desenvolvidas, a participação dos pequenos negócios é em média de 50% do PIB e 40% das compras governamentais. “Ou seja, no Brasil os pequenos negócios podem e devem incrementar sua participação nesse mercado, já que sabemos que as MPEs têm gerado novos postos de trabalho na economia, notadamente em tempos em que a economia internacional está fragilizada. ??Por meio dos pequenos negócios é que se pode buscar a verdadeira inserção social e cidadania empresarial das pessoas coligadas”, disse o empresário João Luiz Bortolato, diretor da Aciu convidado do evento.

Os ganhos na participação no Fomenta Nacional foram muitos, segundo Juliana Florêncio, responsável pelo Escritório de Licitações da Aciu, que também marcou presença no evento. Dentre os ensimentos sobre licitações públicas apresentados, ela destaca que esse mercado movimenta por ano no Brasil cerca de 600 bilhões de reais. “Mas não é um mercado para amadores, por isso é que a Aciu criou o Escritório para seus associados. É uma parceria entre nossa entidade, o Sebrae e a Prefeitura e já conseguimos excelentes resultados, garantindo a participação de várias micro e pequenas empresas associadas nas licitações da administração municipal”, comentou.

Juliana lembrar que os conhecimentos adquiridos no Fomenta Nacional serão repassados aos associados da Aciu. “Para iniciantes, por exemplo, é interessante participar de processos menos competitivos e avaliar os riscos para participar de determinado processo licitatório. Esta análise de risco vai indicar se a empresa está preparada para atender toda demanda do edital, respeitando os prazos de entrega do produto. Também deve-se fazer um orçamento para chegar em um preço mínimo onde a margem de lucro para o leilão por menor preço ainda seja vantajosa, ou seja, saber exatamente ate onde irá o lance menor da empresa, reconhecendo a hora de parar seus lances”, relatou.

Mais ética

Dentre a programação do 7º Fomenta Brasil, destaque para os convidados, como Adriana Vandoni, secretária de Estado no Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção do Mato Grosso, que falou sobre “Corrupção e Ética”, apresentando o Programa de Integridade, documento que apresenta exemplos práticos de conduta de combate à corrupção, como suborno de agentes públicos nacionais ou estrangeiros, fraude em processos licitatórios, embaraço às atividades de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos. “O Guia também mostra os cinco pilares de um programa de integridade: 1) comprometimento e apoio da alta direção; 2) definição de instância responsável; 3) análise de perfil e riscos; 4) estruturação das regras e instrumentos; e 5) estratégias de monitoramento contínuo”, contou Juliana.

Já Gilberto Dimenstein, um dos jornalistas mais importantes do Brasil, apresentou a palestra “Inovação, Empreendedorismo e Capital Humano”, dando destaque para o que chamou de Maior Capital Social: pessoas que trabalham juntas em função de algumas causas, geram entusiasmo e motivação para mudar um determinado meio em que vivem. “Ele afirmou que países desenvolvidos quando submetidos a sofrimentos, perdas e crises possuem grande capital social para se reerguerem. Capital Social refere às redes de relacionamento baseadas na confiança, cooperação e inovação que são desenvolvidas pelos indivíduos dentro e fora da organização, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento”, relatou.

O encerramento do 7º Fomenta Brasil ficou a cargo do doutor em artes Clovis de Barros, que abordou o tema “Ética na Gestão Pública”, falando sobre o peso que representam os burocratas na administração pública, afirmando que eles constituem uma ameaça ao desenvolvimento do País, atravancando processos que poderiam contribuir para um Brasil mais justo. João Luiz Bortolato e Juliana Florêncio viajaram a convite do Sebrae Nacional.