Clamor

Aciu pede volta do comércio pelo menos em horário reduzido e delivery

Estabelecimentos funcionariam das 10s às 16h e poderiam atuar por delivery e drive thru

legenda
,

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Orlando Santos, reforçou nesta terça-feira (2) o clamor da classe empresarial para que o governador Ratinho Junior amenize o impacto do decreto que suspendeu até o próximo dia 8 o atendimento das empresas comerciais enquadradas como não essenciais.

A proposta é que esses estabelecimentos tenham permissão para abrir imediatamente em horário reduzido, das 10h às 16h e, fora desse período, possam atuar por delivery e drive thru. Assim, lojas como as de confecções e acessórios, por exemplo, poderiam mandar condicionais para os clientes e atender pedidos por telefone ou pela internet, com retirada nos pontos de venda ou entrega em domicílio.

A ideia foi transmitida aos deputados que representam a região na Assembleia Legislativa, para que dialoguem com o governo do Estado e apresente saídas para a crise instalada.

“No caso específico da Capital da Amizade, nós do comércio e prestação de serviços, representamos mais de 60% do PIB (Produto Interno Bruno) local. Não podemos seguir fechados, porque isso vai agravar ainda mais a crise do comércio, resultando, de imediato, em demissões, o que estamos tentando evitar a todo custo”, disse Orlando Santos.

O presidente da Aciu disse reconhecer o momento preocupante vivido pela saúde pública no Estado, diante do recrudescimento da pandemia do coronavírus, mas atenua que o comércio lojista não é o responsável pela disseminação do vírus. “Tomamos todas as medidas sanitárias necessárias e estamos dispostos a reforçar os cuidados, inclusive ajudando na fiscalização dos estabelecimentos”, afirmou Santos.