NOVIDADES

Aciu possui soluções inteligentes para gestão de negócios

Produtos foram apresentados durante evento coordenado pela Associação Comercial do Paraná

O projeto “Sobreviver em Tempos de Crise. Inove”, coordenação da ACP (Associação Comercial do Paraná) foi apresentado em Umuarama na noite da última terça-feira (9), um evento realizado em conjunto com a agência estadual Fomento Paraná especialmente para empresas associadas à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama). A fim de discorrer sobre o tema “Tomada de decisão em momentos desfavoráveis”, os organizadores convidaram o economista Cláudio Shimoyama, presidente do Instituto Datacenso.

O encontro, realizado no Buffet Kaskata, foi prestigiado por 150 associados, que foram recepcionados pelos presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos e pelo presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, que explicou que o projeto foi desenvolvido com o intuito de manter a entidade cada vez mais próxima de seus associados oferecendo alternativas, por meio de produtos e serviços, para que empresários reduzam seus custos e gerem maior rentabilidade aos seus negócios. “Com a mudança do governo federal, o pessimismo com relação à economia tem diminuído, por isso os brasileiros começam a ter alguma esperança. Este otimismo é demonstrado primeiramente pelos empresários, agora mais confiantes de que poderão atravessar a crise sem fechar seus negócios”, afirmou.

Dentre os produtos e serviços para o desenvolvimento das empresas associadas à Aciu, o diretor da ACP, Olívio Zotti, apresentou o sistema de Gestão de Carteira de Clientes. “É uma ferramenta de monitoramento de empresas desenvolvida de forma inteligente e funcional. Tem o objetivo de auxiliar a identificar novas oportunidades de negócio e proporcionar mais agilidade na tomada de decisão, reduzindo riscos de fraude e inadimplência. Por meio de alertas enviados por e-mail, a empresa acompanha alterações no comportamento comercial de sua carteira de clientes ou fornecedores”, detalhou.

Ele falou também sobre o sistema de Prospecção de Clientes, chamado Data Plus, que é uma solução completa para tratar os dados e informações dos clientes existes e a serem prospectados. “A partir dos contatos da base existente na empresa associada, são adicionadas informações para segmentar e atualizar a relação de empresas e consumidores, visando ações marketing direto, fidelização, rentabilização de carteira, cobrança e atualização do banco de dados, o que seguramente traz mais efetividade para as campanhas - de cobrança, de venda, de divulgação, etc”, resumiu.

Ações diretas

Claudio Shimoyama tem pós-graduação em engenharia econômica, marketing e propaganda e especialização em estatística aplicada, e desenvolvimento executivo em marketing pela Baldwin Wallace University, de Ohio (EUA), além de ser professor de economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dentre outros pontos importantes, o palestrante destacou que a velocidade do mercado traz mudanças radicais, que importam e requerem mudanças de atitudes dos gestores, sejam eles empresários, administradores, gerentes ou quaisquer profissionais que atuem à frente de uma empresa.

Um dos segredos para passar por esse período de turbulência vivido pela economia nacional é utilizar o chamado CHA. “Trata-se de utilizar-se de Conhecimento, Habilidade e Atitude. O conhecimento implica em ter e focar em objetivos claros. A habilidade é o saber fazer. E a atitude é o querer fazer. Juntando esses três pontos está a saída para a maioria dos problemas enfrentados em instituições de quaiquer portes ou ramos”, afirmou.

O economista também apresentou a chamada Pirâmide da Competência, um sistema para geração de resultados positivos na administração de um negócio. “Ela [a pirâmide] é formada por quatro elementos: a base são os dados, depois a informação, depois o conhecimento e finalmente a sabedoria. Dados analisados geram informação segura. Essas informações aliadas ao conhecimento do mercado, do perfil dos clientes, etc, geram sabedoria, que deverá ser utilizada na estruturação de estratégias para vender mais, conquistar cada vez mais o mercado e, dessa forma, suportar esse período transitório sendo superior à concorrência”, finalizou.

SERVIÇO – GESTÃO DE NEGÓCIOS – Soluções Inteligentes – Produtos e serviços disponibilizados pela Aciu. Contato: (44) 3621-6700 ou [email protected].

VEJA GALERIA DE FOTOS clicando aqui.