Aciu presta homenagem ao jornal Umuarama Ilustrado

Periódico completou 10.000 edições no último domingo

Grandes Números

Reconhecidamente um dos mais importante jornais diários da Região Metropolitana de Umuarama, o Ilustrado chega hoje à sua décima milésima edição. Desde o conturbado ano de 1973 ele conquista territórios, esclarece fatos, comunica, informa e faz saber a milhares de leitores exigentes.

Para que apenas uma edição normal do jornal fique pronta, são necessários pelo menos cento e vinte mil toques, ou seja, 120.000 letras que, juntas, resultam no periódico de quem busca por informação de primeira. Isto quer dizer que, com a edição de hoje, já foram digitados mais de um bilhão e trezentos milhões de caracteres.

Considerando que uma edição comum possui, pelo menos, 16 páginas, temos aí 160.000 folhas. Outra conta: já que a edição mais simples do jornal vem, em média, com 50 gramas, teríamos agora 500.000 gramas – ou 500 quilos de papel de apenas uma edição. Considerando que o jornal tem uma tiragem diária de 8.000 edições, resultaria em 4 milhões de quilos de papel.

São números impressionantes! Como também é impressionante a história de sucesso do Ilustrado, um jornal construído com pilares fortes, que resistem às chuvas e tempestades.

Parabéns, Ilídio Coelho Sobrinho, idealizador e realizador desse megajornal.

Parabéns Família Ilustrado!

José Celso Zolim