Pioneiro

Aciu prospecta vagas para alunos do 1º curso de Técnico em Comércio

Aprendizado inovador e gratuito, ministrado no colégio José Balan, está completando o 1º semestre

Inovador, o primeiro curso gratuito de Técnico em Comércio é ministrado no colégio estadual Vereador José Balan. A conquista ocorreu por intermédio do Núcleo Regional de Educação e conta com o respaldo da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu).

A diretora do colégio, Maria Inês Chaves, e a coordenadora do curso, Luciana Pereira Ortega, visitaram a Aciu na manhã desta segunda-feira (17). A primeira turma está prestes a completar um semestre de aprendizado e o presidente Orlando Luiz Santos informou que a entidade atuará diretamente na prospecção de vagas para os alunos no mercado de trabalho.

"As informações repassadas pela coordenação são animadoras e contamos com  dezenas de alunos com aptidões almejadas pela maioria das empresas. Já estamos em contato com algumas e também solicitaremos o auxílio da Agência do Trabalhador", explica Santos.

"O curso é um marco e sua vinda para Umuarama contou com o empenho da chefe do Núcleo de Educação, Gilmara Zanata. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a avaliação é positiva. Atualmente as aulas são ministradas em regime híbrido (presencial e online), explica a diretora, Maria Inês Chaves.

Maria Inês e a chefe do NRE, Gilmara Zanata

Além dos alunos do curso de Técnico em Comércio, as empresas podem contratar os frequentadores de outro curso gratuito referencial, o de Técnico em Recursos Humanos, também ministrado no José Balan. Os interessados podem entrar em contato direto com as coordenações - (44) 3622-1872.

O curso

Com duração de um ano, o curso de Técnico em Comércio é adequado para profissionais que atuam ou pretendem atuar no comércio varejista, oferecendo conhecimento prático e teórico, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades atinentes também à prestação de serviços.

Ao concluir o curso, o egresso terá condições de identificar estratégias de marketing que podem ser adotadas no mercado, utilizar a informática como ferramenta fundamental para a organização do trabalho, conhecer a legislação comercial, aplicar técnicas de atendimento ao público e prestação de serviços, identificar conhecimentos básicos em administração e gestão de empresas, realizar pesquisas de mercado, avaliar os custos de produtos e/ou serviços, definindo parâmetros para negociação de compra e venda ou prestação de serviços.