A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) realizou uma reunião com representantes do segmento de livrarias e papelarias, na manhã desta terça-feira (16). O encontro foi agendado após solicitação de empresários que buscam entender como funciona o processo de compra de materiais escolares por parte do poder público e que gostariam de apresentar sugestões para o próximo ano.
Para as tratativas sobre esse assunto, a Aciu recebeu a secretária de Educação de Umuarama, Letícia Labiak Pereira, a chefe de administração da Secretaria de Educação, Cristina Soares Scapolan e suas equipes. Elas explicaram sobre a licitação que está em andamento para a aquisição dos kits para as crianças da rede municipal e atentamente ouviram a demanda dos participantes da reunião para que futuramente parcerias possam beneficiar o comércio local.
Uma das propostas apresentadas por empresários é a compra de materiais por meio de um cartão que é destinado para as famílias atendidas pelo município. Com ele, os pais teriam a possibilidade de escolher os itens que os filhos precisam entre os estabelecimentos cadastrados em uma rede. A informação repassada na reunião é de que esse benefício já é utilizado em outras cidades do Paraná.
A Aciu, inclusive, buscou esclarecimentos sobre o assunto e apresentou à Prefeitura de Umuarama essa demanda de associados. A entidade soube que neste ano não seria possível uma parceria nesse sentido, diante da licitação da compra dos materiais escolares estar em andamento. Por outro lado, a possibilidade do uso do cartão não será descartada futuramente.
A presidente da Aciu, Carla Frasquette, agradeceu a presença dos associados que aceitaram o convite para estarem presentes na reunião, cujo objetivo é encontrar soluções que possam beneficiar a todos.
“Preparamos essa reunião, justamente para um primeiro diálogo e para que juntos possam encontrar a melhor solução. Entendemos a necessidade socioeconômica dos empresários, que investem no segmento e dependem do faturamento das vendas. Esperamos que futuramente possam participar de licitações do município, para que recursos circulem na cidade e fortaleçam a nossa economia”, afirma.
A Aciu investiu na estruturação de um departamento de compras e conta com colaboradora que irá auxiliar empresários sobre as vendas para o poder público e os trâmites necessários para participarem de licitações e outras modalidades de compras.