Aciu vai participar de decisões sobre doações de terrenos da Prefeitura

Entidade fará parte da Comissão que vai analisar cessão de lotes para instalação de empresas em Umuarama

Por unanimidade, vereadores aprovaram o Projeto de Lei 061/2017 de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa de Desenvolvimento de Umuarama (Prodeu). A grande novidade foi a inclusão da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) na Comissão que vai analisar e decidir sobre as doações – ou não – de terrenos do município para a instalação de empresas na cidade. A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) com a presença de dezenas de empresários.

Originalmente o PL 061 dizia que a Comissão deveria ser constituída por sete membros, sendo quatro representando a Prefeitura e mais três representando a Câmara Municipal. O vereador Deybson Bittencourt (PDT) foi autor da Emenda sugerindo a retirada de representantes do Poder Legislativo e inclusão de três entidades que representassem a sociedade civil organizada. “Analisamos que a Aciu, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Umuarama) e o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) seriam as instituições ideais para compor esta importante Comissão. De qualquer forma, nós vereadores teremos a oportunidade de analisar posteriormente quaisquer dos processos apresentados”, justificou.

Ao mesmo tempo em que a Emenda foi apresentada, o próprio prefeito Celso Pozzobom (PSC), autor do PL, encaminhou à Câmara de Vereadores uma Emenda Modificadora, que também define a participação da Aciu, da OAB e do Creci na Comissão. Para Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu, tal determinação é motivo de orgulho para todos que compõem a entidade, pois é uma espécie de aval da credibilidade que a Aciu conquistou através dos tempos. “Desde 1964 nossa entidade está à frente das grandes lutas e transformações da cidade. É uma entidade forte porque é composta por empresários sérios e de visão, que não pensam apenas localmente e no agora. Agradeço ao prefeito e aos vereadores que nos confiaram esta importantíssima tarefa”, afirmou.

PROJETO

O Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama tem como objetivo principal incentivar a expansão de empreendimentos existentes e estimular a atração de novos empreendimentos em Umuarama, com o fim específico de gerar novos empregos e renda. Na instituição do Prodeu está a determinação de que todos os casos de cessão de terrenos pertencentes ao município devem ser definidos por essa “comissão especial”. Além da Aciu, da OAB e do Creci, também fazem parte da Comissão representantes do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, presidido pelo empresário Celso Zolim) e mais três representantes das secretarias municipais de Indústria e Comércio, Fazenda e Administração.

Em seus pronunciamentos durante a sessão extraordinária, tanto o vereador Deybson Bitencourt, autor da Emenda, como os vereadores Matheus Barreto (PPS) e Jones Vivi (PTC) comentaram que a retirada dos representantes do Poder Legislativo da Comissão tinham um significado ainda maior que o de conferir mais poder à população, referindo-se ao episódio de um possível envolvimento de um vereador em esquema fraudulento de doação de terrenos públicos. “Foi um desgaste do Poder Legislativo e uma mácula na sociedade umuaramense, tanto que o vereador se viu obrigado a renunciar ao madato. Agora a sociedade civil está bem representada e nós vereadores, através das Comissões internas, poderemos analisar todos os processos de doação”, comentou Vivi.

BENEFÍCIOS

De acordo com o PL 061, a concessão do benefício de terreno para implantação de empresas se dará apenas após análise de Planilha Técnica Quantitativa e Qualitativa, que possui 15 condições: geração de empregos, área de atuação, tipo de produto ou serviço, porte da empresa, forma e modalidade de investimentos, natureza do empreendimento (novo ou expansão), aplicação e utilização de tecnologias, impacto ambiental, cronograma de execução, impacto fiscal e tributário, natureza e utilização de mão de obra, programas e benefícios sociais, benefícios aos empregados, valor do investimento e receita bruta.