Alunos de administração conhecem a Aciu e discutem empreendedorismo

Presidente da entidade solicitou que Colégio Pedro II crie uma comissão para sugerir investimentos na cidade

Como funciona uma associação de empresários? Quais as vantagens do associativismo? De que forma um setor econômico pode crescer e se fortalecer? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, aos alunos do terceiro e quarto anos de Administração Integrada do Colégio Estadual Pedro II. Monitorados pelo professor Mateus Ricas, eles demonstraram interesse pelo assunto empreendedorismo.

Zolim elogiou a vontade de aprender dos alunos e destacou a importância da participação dos jovens na formação do mercado. “Vocês devem abrir muito bem seus olhos para a necessidade de estudar muito, de se preparar para o mercado de trabalho, de serem críticos e capazes de saber onde investir. Afinal de contas, em alguns anos são vocês que estarão no comando de nossa cidade”, afirmou.

Alguns alunos sugeriram que o comércio ficasse aberto em horários mais flexível, principalmente com a abertura dos supermercados aos domingos. O presidente esclareceu que essa possível expansão na abertura do horário do comércio é decidida entre os sindicatos patronal e dos empregados. “Agora, com uma nova lei já aprovada, as empresas do município podem abrir em horários diferenciados, mas quem decide sobre isso são os sindicatos”, relatou.

Antenados aos assuntos que dizem respeito ao consumidor de Umuarama e da região, os alunos deram várias ideias e dicas sobre a economia. Por exemplo, com a transferência da rodoviária para o Alto da Paraná, os alunos disseram que gostariam de ver um Mercado Municipal na antiga sede. Também questionaram sobre a vinda ou não de um shopping para cá. Também pediram a contribuição de Zolim para que estimule algum projeto visando o primeiro emprego.

Zolim ficou empolgado com a criatividade dos alunos. “Diante de tantas boas ideias e solicitações, eu espero que vocês montem uma comissão entre os alunos do Pedro II para a elaboração de um documento que contenha essas sugestões de investimentos. Com certeza isso será usado. Pessoalmente irei apresentar ao prefeito Moacir Silva (PDT), que também gosta muito de ouvir o que os jovens pensam e querem para Umuarama”, garantiu.