COM

Após 10 meses, sindicatos do comércio firmam acordo coletivo

Supermercados vão ficar abertos no domingo de Páscoa

Na tarde de hoje, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), será assinada a convenção coletiva 2013/2014 para a categoria de profissionais que desenvolve atividades no comércio de Umuarama. Desde o dia 31 de maio do ano passado, quando expirou a data-base da última convenção, os sindicatos patronal e dos empregados no comércio local estão em negociação, sendo o principal entrave para que não houvesse acordo anterior, o número de domingos e sábados a serem trabalhados no mês.

A questão se especificava a rede de supermercados, onde a exigência patronal era de trabalho nos quatro domingos do mês, o que em assembleia promovida pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama (Sindecomu), não foi aceito pelos trabalhadores, que definiram apenas dois. Além dos domingos aos supermercados, havia um impasse em relação à quantia de sábados a serem trabalhados integralmente por todo comércio, o que também foi negociado entre as partes. Nesses quase 10 meses de negociações muitos atos ocorreram em torno do tema, inclusive ações jurídicas e o intermédio do Ministério Público do Trabalho. Porém, segundo a presidente do Sindecomu, Miromar Ponciano de Andrade, a categoria patronal, através do Sindicato Patronal (Sindilojista) finalmente aceitou posicionamento dos trabalhadores. Com isso, ficará acordado no documento a ser assinado pelas partes nesta tarde a abertura dos supermercados nos sábados de 5 e 19 de abril e 9 e 12 de maio das 09 às 17h e dos supermercados nos primeiros dois domingos dos meses em questão, das 08h às 12h.

De acordo com José Carlos Strassi, presidente do Sindilojista, a novidade da negociação está na abertura dos supermercados no domingo de Páscoa. “Estará descrito na convenção o trabalho no domingo de Páscoa (das 08 às 13h), assim como os acordos realizados no fim do ano passado para o funcionamento do comércio à noite com os suas devidas compensações neste ano”, explicou Strassi.

Está sendo também formalizado com o ato o piso salarial da categoria, que já obedece ao criado pelo Estado, que determina o salário de R$ 915, índice de aumento, segundo Strassi, de 11,85% em relação ao último reajuste salarial pago à categoria.

MUDANÇA

Para Miromar a assinatura da convenção coletiva, mesmo parecendo tardia, pois a data-base venceu em 31 de maio de 2013, é importante para que os trabalhadores do comércio de Umuarama sejam beneficiados pelo piso salarial. Algumas empresas, como as multinacionais, não praticam o valor alegando a falta de uma convenção coletiva. “A partir da assinatura da convenção essas empresas deverão pagar a correção dos salários retroativos ao período”, explicou a presidente.

Miromar adiantou ainda que os dois sindicatos estão em fase avançada de negociação em prol da nova convenção, sendo um dos motivos do otimismo da sindicalista o bom relacionamento das entidades e o outro é o reajuste do salário regional que começou a ser discutido no Estado. Ontem o anteprojeto para um salário de R$ 948,20 foi encaminhado para Assembleia Legislativa do Paraná pelo governador Beto Richa.

Matéria publicada no jornal TRIBUNA HOJE. Muito obrigado.

Fotos: Federação do Comércio do Estado do Paraná. Muito obrigado.