FUTURO

Assessor jurídico da Aciu defende o rio Piava na Câmara de Vereadores

Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, advogado alertou parlamentares sobre loteamentos em Área de Preservação

Após o recesso parlamentar, aconteceu nessa segunda-feira (20) a primeira sessão ordinária do pleito 2017/2020 da Câmara de Vereadores de Umuarama. Em pauta a eleição das Comissões Permanentes, que têm como atribuição a discussão das propostas de leis que são apresentadas ao Poder Legislativo, manifestando e emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres. Na ordem do dia estavam ainda 48 indicações, 12 requerimentos, além da publicação de 15 projetos.

A primeira sessão contou com a presença do prefeito Celso Pozzobom, do bispo diocesano João Mamede Filho e do pastor Rodrigo Guitierrez, presidente da AME (Associação de Ministros Evangélicos de Umuarama). Dom Mamede endossou definições de política e ética, com enfoque especial para a pessoa humana e da efetivação de ações políticas que venham ao encontro do resguardo dos direitos mais importantes. “A tutela dos direitos da pessoa humana é condição necessária para que os cidadãos, individualmente ou em grupo, possam participara ativamente da vida e da gestão pública”, destacou o religioso.

O pastor Rodrigo Guitierrez salientou a amizade e apreço que possui pelo parlamentares da Casa, reforçando a expectativa que a sociedade tem dos membros desta nova legislatura, chamando a atenção para o resguardo da família e seus valores. “O que não se conserva, apodrece”, afirmou.

Seguindo a tradição, o prefeito Celso Pozzobom fez o discurso oficial como Chefe do Executivo, dando boas-vindas aos parlamentares recém empossados. Ele fez questão de salientar a força de vontade dos representantes do Legislativo, que, de acordo com ele, demonstram muita vontade de trabalhar. Pozzobom também destacou a crise econômica que o País atravessa e que tem buscado a união de forças em prol dos interesses da coletividade. “Há muito tempo a prefeitura não era aberta a tantas reuniões e nem via a presença tão intensa do prefeito na comunidade”, disse Pozzobom, clamando por uma Câmara participativa e que aconselhe a Administração Municipal.

Com o início do debate da pauta da sessão, a tribuna livre recebeu o advogado Arlindo Vieira, assessor jurídico da Aciu, que se pronunciou em nome do Conselho Municipal do Meio Ambiente em defesa da APA (Área de Preservação Ambiental) do Rio Piava e no resguardo da preservação das áreas ambientais. “A aprovação desordenada de loteamentos que não respeitam a APA do Piava deve ser revista e rechaçada pela população. Nosso bem maior, que é a vida, não pode ser colocado abaixo de interesses econômicos. Não há desenvolvimento que justifique pôr fim na água que abastece uma cidade”, declarou.

COMISSÕES

Após as explanação dos inscritos na tribuna livre e discussão de requerimentos inseridos na ordem do dia, teve início o processo de eleição dos vereadores a compor as comissões permanentes. O resultado ficou o seguinte:

COMISSÃO DE ECONOMIA, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO

Presidente: Ronaldo