EM MARINGÁ

Portal da Cidade, Ângulo Pesquisas e Revista Kids vão participar do evento

legenda
Associados Aciu expõem suas marcas no Salão de Franquias

Maringá receberá nesta sexta-feira (9) o Salão de Franquias, uma vitrine com mais de 20 franqueadoras para interessados em investir nesse modelo de negócio. O encontro ocorrerá na sede regional do Sebrae, das 15h às 20h. Voltado à geração de negócios, o Salão apresentará franquias dos segmentos de alimentação, beleza, saúde, comunicação, pet, entre outros, cujo valor de investimento varia entre R$ 10 mil e R$ 330 mil. Três empresas associadas à Aciu vão participar deste que é considerado o principal evento de franquias do Paraná: Portal da Cidade, Ângulo Pesquisas e Revista Kids.

Os negócios são do Paraná, com forte presença de franqueadores de Maringá e região, e do Rio Grande do Sul. São parceiros na realização o Sebrae/PR, a Fecomércio PR, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Associação de Franqueadores do Paraná (Afepar). Da área de serviços de comunicação, o Portal da Cidade está confirmado para o Salão. A ideia, que nasceu há mais de dez anos, em Umuarama, foi formatada como franquia com a ajuda do Sebrae/PR em 2013 e hoje está presente em mais de 30 cidades, sendo 10 no Paraná.

O proprietário, Guilherme Turcato, que é diretor setorial de Núcleos Setoriais da Aciu, conta que no Paraná há capacidade para expansão de mais de cinquenta unidades. “Estamos muito animados para expor a nossa marca no salão de franquias. Será uma ótima oportunidade para se conectar com potenciais investidores do Paraná que se identifiquem com o nosso negócio e queiram levar o Portal da Cidade para seu município”, relata.

Os franqueados do Portal da Cidade trabalham com a produção de conteúdo local e soluções publicitárias para as empresas da sua cidade. “O franqueado precisa ser apaixonado por sua cidade e estar antenado em tudo o que acontece. O bom relacionamento no município também é fundamental para o negócio”, enfatiza Turcato, que também faz parte do Conjove (Conselho do Jovem Empresário da Aciu).

Números

O evento é embalado pelos números do setor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias brasileiras avançou 7% no 1º trimestre deste ano, contra 5,1% no mesmo período de 2018, pulando de R$ 38,76 bilhões para R$ 41,46 bilhões. Considerando os últimos 12 meses, o salto foi de R$ 165,19 bilhões para R$ 177,54 bilhões, variação de 7,5%.

A consultora do Sebrae/PR, Letícia Albuquerque, destaca que o modelo de negócio oferece baixos riscos aos investidores. Conforme a ABF, a taxa de mortalidade das franquias é considerada bem menor que de modelos de negócios independentes. Enquanto em 2017 o índice de fechamento de franquias foi de 5%, em 2018 ficou em 3,9%. A consultora ressalta que os negócios independentes têm uma taxa de 50% de mortalidade em seu primeiro ano de vida.

Vantagens

As franquias são negócios que têm o modelo de operação replicável. Permitem ao interessado saber exatamente quanto vai investir e estimar o retorno, por isso são indicados para empreendedores que buscam maior segurança ao investir. “Contar com o suporte de um modelo que já está estruturado, testado e aceito, dá segurança para quem quer se tornar empreendedor, considerando que ter desejo de ser empresário e dinheiro não garante por si só o sucesso de um negócio próprio”, salienta Letícia.

No Salão de Franquias em Maringá, os visitantes vão poder sentar com os proprietários e representantes das franquias para conhecer detalhes dos negócios. As conversas precisam ser agendadas no ato da inscrição. Para auxiliar quem tem dúvidas sobre o modelo de negócios, o Salão contará com o Espaço Sebrae/PR, onde os visitantes poderão receber orientações sobre processos que precisam cumprir para adquirir uma franquia.

O encerramento do Salão, às 20 horas, contará com um painel de franqueadores, franqueados e parceiros, que apresentarão ao público de potenciais investidores as perspectivas e dinâmica do setor. O Paraná possui atualmente 210 empresas franqueadoras em 12 setores produtivos, sendo que 72% são de micro ou pequeno porte, de acordo com o Sebrae/PR. Parte de uma frente de trabalho da entidade para fomentar o setor, o evento também terá edições em Curitiba (23 de agosto) e Londrina (11 de setembro).

Expositores já confirmados:

Alfa Franquias (possui 10 franquias de segmentos variados) – Foz do Iguaçu/PR

Lugano (chocolates) – Cachoeirinha/RS

Italínea (móveis planejados) – Bento Gonçalves/RS

A participação será gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo site abaixo:

Inscrições: