PROFISS

Café com Vendas começa segundo ciclo de palestras em Umuarama

Ação do Sebrae e Aciu prevê oito encontros para aperfeiçoar profissionais da área de vendas

O Sebrae/PR, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU) e a Universidade Paranaense (Unipar) promovem em Umuarama, no noroeste do Paraná, o segundo ciclo de palestras do Programa Café com Vendas. Ao todo, estão previstos oito encontros, que serão ministrados por empresários ou profissionais de vendas.

A primeira palestra, com o tema “Identificando e atraindo novos clientes”, está agendada para o dia 29 de agosto e será conduzida por Francisco Boch, da Herbalife. Em seguida, no dia 5 de setembro, será a palestra “Abordando clientes e identificando suas necessidades”, com Giovani Javelino Vieira, da Construmil. Em todas as palestras, a participação é gratuita.

As ações acontecem no escritório do Sebrae/PR, das 7h45 às 9 horas, com café da manhã. A programação faz parte de uma estratégia que visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento de vendedores que atuam em micro e pequenas empresas, seja qual for o segmento.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, afirma que o primeiro ciclo de palestras foi muito produtivo com a participação de profissionais interessados em aprender. “A troca de informações foi muito satisfatória e contribuirá para a melhora dos resultados profissionais. A expectativa é de que esse segundo ciclo de palestras também seja um sucesso.”

Adriano Pereira destaca ainda que a ideia dos encontros é promover um bate-papo informal. “A proposta é aproximar, de forma dinâmica, os profissionais de vendas dos métodos práticos e eficazes utilizados no dia a dia das empresas. Para isso, os palestrantes vão expor suas experiências diárias e mostrarão como obter resultados positivos”, explica.

O consultor do Sebrae/PR reforça que o ciclo de palestras, organizado em uma sequência de temas complementares, visa melhorar a qualidade do atendimento das empresas e, consequentemente, aumentar as vendas e a fidelização dos clientes. “É uma via de mão dupla. Quando o atendimento tem qualidade, ganha o consumidor e a empresa”, frisa.

Bruno  Oliveira, coordenador do curso de Gestão Comercial da Unipar, informa que, este ano, a universidade realizou uma pesquisa que constatou déficit de profissionalismo dos atendentes do comércio de Umuarama. A partir dessa carência, a instituição de ensino decidiu firmar parcerias para a qualificação de profissionais.

“A intenção é fazer com que o conhecimento alcance a comunidade, excedendo os limites do ambiente acadêmico. Para isso, tivemos a preocupação de compor uma metodologia que tenha menos teoria e mais soluções práticas. O resultado são esses encontros que estabelecem conversas de vendedor para vendedor”, esclarece Bruno Oliveira.

José Celso Zolim, presidente da ACIU, ressalta que o Café com Vendas é uma estratégia diferenciada e assertiva, porque envolve profissionais e empresários em um debate sobre soluções práticas. “Os palestrantes convidados vivem a mesma realidade do público participante e essa troca de experiência do dia a dia é produtiva e traz bom aproveitamento.”

Resultados

Leila Gimenez Paulis, empresária da Ótica Pupila, participou de toda programação do primeiro ciclo de palestras e ficou muito satisfeita. “Em todos os encontros levei metade da equipe comigo para que a outra metade cuidasse da loja. O que me chamou a atenção foi compreender a importância do trabalho em equipe e da qualidade do atendimento”, comenta.

Com dez funcionários, a empresária já percebe as melhorias provocadas pelas capacitações. “Fiz muitas anotações e tenho feito reuniões na loja para passar os conhecimentos a toda equipe. Já percebi melhora na comunicação interna, no trabalho em grupo e no atendimento. Há tempos eu não participava de capacitações e, agora, pretendo continuar me atualizando por meio do Sebrae/PR”, afirma Leila Paulis.

Inscrições

Para obter mais informações ou inscrições gratuitas no Café com Vendas, empresários e profissionais de vendas devem entrar em contato com o Sebrae/PR, que fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028. As vagas são limitadas.

Além das entidades realizadoras, o Café com Vendas conta com empresas parceiras. São elas: Herbalife, Construmil, Umuarama Diesel, O Boticário e Uvel Veículos.

Confira a programação completa

29/8 – “Identificando e atraindo novos clientes”, com Francisco Boch, da Herbalife;

5/9 – “Abordando clientes e identificando suas necessidades”, com Giovani Jovelino Vieira, da Construmil;

12/9 – “A importância da boa comunicação para vendas”, com Sonia Moro, da Unipar;

19/9 – “Fatores que influenciam a decisão de compra”, com Bruno Oliveira, da Unipar;

26/9 – “Negociando e superando objeções”, com Marcos Simões, do Umuarama Diesel;

3/10 – “Técnicas de vendas consultivas”, com Francisco Sérgio Alves de Oliveira, do Umuarama Diesel;

10/10 – “Fechando as melhores vendas”, com Clovis Bruno Filho, de O Boticário;

17/10 – “Praticando pós-venda e fidelizando clientes”, com Idemar Ribeiro, do Uvel Veículos.