ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

ELAS

Campanha na internet incentiva paranaenses a participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Vídeo postado no Portal e nas redes sociais do Sebrae/PR ensina microempreendedoras individuais, empresárias e produtoras rurais a fazer inscrição


O Sebrae/PR lançou na internet uma campanha para incentivar a participação de empreendedoras e empresárias paranaenses na décima edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo é aumentar o número de inscrições no Paraná e, para isso, foi produzido um vídeo que explica, passo a passo, como funciona o processo de inscrição. O material foi postado no Facebook, no Twitter, noYoutube e está disponível no Portal do Sebrae/PR.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Nacional e visa reconhecer, divulgar e premiar histórias de empreendedorismo feminino. As inscrições já podem ser feitas por meio do sitewww.mulherdenegocios.sebrae.com.br, até o próximo dia 31 de julho. As candidatas poderão concorrer às etapas estadual e nacional, em três categorias: microempreendedora individual, pequenos negócios e produtora rural.

Dentre os critérios que serão julgados, para escolher as vencedoras estão: superação da mulher; visão de futuro; ideias inovadoras; atuação democrática; participação ativa nos negócios; ambiente agradável para quem trabalha no seu negócio;  relacionamentos duradouros com os clientes;  preocupação com o meio ambiente e a cultura; lições aprendidas; resultados obtidos; e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras.

O coordenador estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, afirma que a ideia da campanha surgiu por que muitas empreendedoras deixam de participar por considerarem o processo de inscrição complexo. “O Paraná tem muitas histórias de empreendedorismo feminino, que merecem ser contadas. Com a campanha, queremos encorajar as empresárias, mostrando que é fácil participar”, afirma.

Além de preencher o formulário de inscrição, disponível no site do Prêmio, as microempreendedoras, produtoras rurais e empresárias paranaenses devem fazer uma redação, contando sua trajetória de empreendedorismo, com detalhes que ajudem os jurados a entender o diferencial de seus negócios.

De acordo com Lucas Hahn, é nessa fase que a maioria das candidatas demonstra dificuldade. “A redação é fundamental para o processo seletivo. O problema é que muitas das candidatas não conseguem colocar no papel suas histórias.”

Para auxiliar no processo, no próprio site de inscrição, existe  um questionário composto por 10 perguntas, com o objetivo de ajudar as potenciais candidatas a formular seus textos. “Ao responderem as questões, elas produzirão, indiretamente, suas redações, ressaltando os pontos que serão considerados pelos jurados”, explica o coordenador estadual do Prêmio.

Além disso, na campanha para a internet, as paranaenses são incentivadas pelo Sebrae/PR a produzir elas mesmas também um vídeo, contando suas histórias, seus desafios e superações, conforme explica a consultora do Sebrae/PR, Marielle Rieping, gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na Grande Curitiba.

“Quem preferir, poderá falar em vez de escrever. Os vídeos serão selecionados pelos consultores que entrarão em contato com as empresárias para ajudá-las a escrever suas histórias. O material pode ser algo bem simples, apenas com o relato da candidata”, destaca a consultora. Marielle Rieping, que na campanha do Prêmio para a internet atua como uma espécie de tutora para o passo a passo da inscrição, ressalta que é importante também mostrar como o empreendedorismo feminino pode fazer a diferença.

Lucas Hahn reforça que, apesar de todo o auxílio que o Sebrae/PR oferece, a redação ficará a cargo das potenciais candidatas. “Vamos dar o apoio necessário para que elas consigam contar suas histórias. Mas é importante ressaltar que elas terão que escrever seus textos, desenvolver o relato de suas histórias”, observa o coordenador estadual do Prêmio.

Para assistir ao link da campanha paranaense à nova edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, basta acessar o site http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Mulher-de-Negocios, as páginas do Sebrae/PR no Facebook (facebook.com.br/sebrae/pr) e no Twitter (twitter.com.br/sebrae_pr) e seu canal no Youtube (sebrae/pr).