Campanha oferece oportunidade para devedores negociarem contas atrasadas

Iniciativa da Aciu será entre os dias 4 e 8 de novembro com o nome “Acertando Suas Contas”

Uma das campanhas de maior sucesso lançada pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) no ano passado está de volta com o nome “Acertando Suas Contas”. É uma oportunidade oferecida pelos empresários para que os inadimplentes quitem seus débitos e voltem a consumir no mercado local.

Este ano a iniciativa será entre os dias 4 e 8 de novembro com patrocínio da ACP (Associação Comercial do Paraná) e terá forte investimento em divulgação. De acordo com o presidente da Aciu, José Celso Zolim, neste primeiro momento é preciso que as empresas associadas à entidade façam a adesão à campanha, sem custo algum. “É só entrar em contato com nosso Departamento de Negociações de Dívidas, preencher um formulário e enviar uma relação dos devedores. É preciso também que se ofereça algum tipo de vantagem para que um bom acordo seja fechado”, explica Zolim.

Segundo ele, é comum que as empresas dispensem a cobrança de juros, de multas ou de correção, facilitando ainda o pagamento em várias parcelas. “O importante é estimular o consumidor devedor a fazer um acordo, oferecendo vantagens reais para que possam quitar seus débitos. Ganha o consumidor, que tem seu crédito restabelecido, ganha o empresário, que cria um aumento no fluxo de caixa, e ganha a cidade, que terá a economia estimulada”, analisa o presidente.

A advogada Solange Ryska, responsável pelo setor de Negociações de Dívidas da Aciu, conta que a resposta conseguida no ano passado surpreendeu a todos. “Com a campanha Nome Limpo Já! nós conseguimos negociar e receber dívidas que estavam paradas há vários anos nas gavetas das empresas. Só não recebeu mesmo aquele empresário que não fez questão de dispensar juros totais ou deixou de oferecer um atrativo real”, comentou.

No ano passado as consultas ao SCPC aumentaram nada menos que 170% em cinco dias de duração da campanha. “Para este ano esperamos que muito mais empresas façam sua adesão à “Acertando Suas Contas”, garantindo números ainda mais expressivos”, afirma Solange, destacando que não há custo algum para que o associado Aciu participe da campanha. “É só entrar em contato”, diz.

Devedores

Além de liberar o nome de consumidores inadimplentes, a campanha “Acertando Suas Contas” busca levar um pouco de educação financeira às pessoas. “Ter o nome limpo é um fator fundamental para a maioria das pessoas, por isso vamos aproveitar a Campanha para explicar um pouco sobre como funciona a garantia de crédito oferecida pelo SCPC. Vamos alertar também a esses devedores que chegarão para negociar para que façam um bom acordo principalmente se puderem cumprir com o combinado, pois sem um bom planejamento financeiro, não há como pagar as contas corretamente”, instrui a advogada Solange Ryska.

A proximidade das festas de final de ano, associada à época de pagamento do 13º salário, torna esse momento propício ao esforço de empresas e consumidores para o acerto das contas, começando 2014 com o crédito em dia, mas a advogada lembra que é imprescindível que o inadimplente faça um acordo dentro daquilo que vai realmente poder quitar. “É preferível que ele negocie em 10 vezes pagando um pouco de juros, do que pagar à vista comprometendo todo o dinheiro do 13º de uma só vez. É preciso analisar”, finaliza.

O “Acertando Suas Contas” reunirá empresas de diversos setores da economia dispostos a renegociar e a oferecer boas condições para os consumidores que buscam acertar suas contas. As renegociações são feitas caso a caso e, em geral, o consumidor obtém ótimos descontos nos juros e nas multas, o que é muito vantajoso e ideal para quem realmente deseja encontrar o melhor acordo para suas pendências financeiras.