ALERTA

Campanha Umuarama Rosa alerta sobre importância da prevenção ao câncer de mama

Descobrir o câncer em seu estágio inicial garante muitas vezes 100% de chance de cura

O Rotary Club Umuarama Catedral lançou na noite desta quarta-feira (2)
a campanha Umuarama Rosa, que pretende estimular as mulheres na
prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro
dezenas de atividades serão realizadas por voluntários com o
objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e
diagnóstico precoce do câncer de mama.

Valdete Sperandio, coordenadora de atividades da campanha, apresentou números referente à doença em 2013 e fez um alerta: a detecção precoce pode salvar milhares de vida. “Nunca é demais frisar que descobrir o câncer em seu estágio inicial é garantir muitas vezes 100% de chance de cura. E essa campanha é um momento para que todos fiquem atentos e encaminhem suas mulheres amadas – que podem ser esposas,
mães, filhas, irmãs, tias, comadres, amigas – para que façam um exame preventivo”, comentou.

Para se ter uma ideia, só neste ano 36.770 pessoas foram diagnosticadas com câncer no Paraná – no Brasil foram 518.510. “É um número muito alto e por isso mesmo precisamos estar atentos, pois mesmo entre as mulheres, que se cuidam mais, ainda temos um alto número. E temos de pensar que em um relatório sobre mortes pelo câncer, analisamos vários números, mas na vida real cada número deste corresponde a uma vida, que poderia ser de alguém de nossa família ou uma pessoa muito próxima”, lembrou Valdete.

Um laço na cor rosa é o símbolo oficial da campanha, a mesma cor utilizada nos cartazes e nas camisetas que divulgam o movimento, iniciado no final dos anos 90 nos Estados Unidos. Durante todo o mês de outubro empresas, instituições e voluntários farão atividades que encaminhem o maior número possível de mulheres para que procurem o Sistema de Saúde para fazerem os exames preventivos.

Materiais

As empresas interessadas em contribuir com a campanha, adquirindo camisetas a um custo unitário de R$ 15, podem entrar em contato com a empresária e voluntária Sandra Regina Sitta, pelo telefone (44) 3626-1010 ou diretamente na loja Navan, que fica na Praça Santos Dumont (esquina com a avenida Paraná). Cartazes também podem ser encomendados gratuitamente. “Se você puder iluminar a fachada da sua empresa, colar cartazes, pintar de rosa, fazer uma vitrine inteira em rosa, enfim, a criatividade não tem limite. O que precisamos é do envolvimento de todos na divulgação da campanha”, disse Sandra.

No próximo dia 20, um domingo, às 9h, será realizada a 2ª Caminhada Pela Vida, com saída da Praça Miguel Rossafa e chegada na Praça Santos Dumont, onde serão soltos balões com as cores da campanha e cada um deles contendo sementes do ipê rosa. “O significado de se lançar a semente para que dê frutos no futuro é muito grande. É exatamente isso que a campanha faz: planta a semente da esperança na vida das pessoas”, comentou Celso Zolim, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), que
apoia e patrocina a campanha. Já no dia 26 de outubro, um sábado, acontece o 2º Chá Rosa, com palestras e atividades focadas para as mulheres. O evento será na Casa da Amizade, que fica na avenida Rotary nº 44.