A reunião extraordinária do CDU – Conselho de Desenvolvimento de Umuarama desta quarta-feira (7) foi marcada por um momento histórico com a apresentação do Masterplan Umuarama 2050.
Representantes de diversas entidades, empresários e a comunidade em geral compareceram no auditório da prefeitura para conhecer sobre o organograma do Conselho e a proposta promissora para o futuro da cidade.
O presidente do CDU, Valcir Simões, destaca que com base em um planejamento, junto do Executivo, Legislativo e de entidades, o Masterplan será executado e fará com que a cidade chegue em 2050, inovadora e próspera para toda a população.
“A União é o caminho para alcançarmos o Masterplan que represente verdadeiramente os anseios da nossa população. Juntos somos mais fortes e capazes de construir uma Umuarama melhor e mais promissora para as gerações futuras”, afirma.
Ele acrescenta ainda que apesar dos desafios em um ano de eleições municipais, o diálogo deve ser mantido para que as ações previstas para o futuro não sejam prejudicadas. “Nosso futuro deve ser pautado na cooperação e no diálogo, independente de quaisquer diferenças partidárias ou ideológicas”, ressalta o presidente do CDU.
A Aciu é uma das entidades que têm representação no CDU. O presidente da associação, Miguel Fuentes Romero Neto, concorda que o planejamento é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e que isso depende também da união dos esforços.
“Por isso a Associação permanece de mãos dadas com o CDU e junto com o Executivo e Legislativo será construído um plano para Umuarama, que foi estudado por uma das melhores e maiores instituições do mundo, que a Fundação Dom Cabral, de uma maneira diferente de tudo o que foi feito até hoje”, argumenta.
A expectativa é de que o Masterplan seja concluído e entregue pela Fundação Dom Cabral, dentro de um mês. “Esse plano vem de encontro com o desenvolvimento da cidade, que é pujante. Muita gente quer investir aqui e, por isso, precisamos prepará-la para o futuro. Teremos uma série de requisitos a cumprir, de curto, médio e longo prazos e a participação do CDU é muito importante para o envolvimento da sociedade em todas essas ações”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, que esteve presente para assinar o documento que formaliza a implantação do Masterplan Umuarama 2050, falou sobre a necessidade de planejamento para a cidade.
“Várias situações deveriam ser previstas no passado, mas um prefeito não consegue resolver tudo só em quatro anos. Então se não houver um planejamento para que cada um faça a sua parte, não teremos a cidade que esperamos lá na frente” avalia.
Ele comentou ainda sobre o ritmo acelerado de crescimento de Umuarama em relação a cidades de outras regiões do Paraná. “Conforme dados do governo, a região noroeste é a que mais cresce hoje. Muitas vezes não conseguimos imaginar, mas a projeção do Estado é de que de 2035 a 2040, Umuarama tenha em torno de 220 a 250 mil habitantes”, compartilha.