FOR

Celso Zolim é o novo presidente do CDU

Ex-presidente da Aciu vai comandar o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, reativado ontem

O Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) conta com nova diretoria. Durante assembleia geral extraordinária na manhã desta quinta-feira, 9, no auditório do campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), o empresário José Celso Zolin foi eleito presidente para mandato de dois anos, tendo como vice o agrônomo e empresário Humberto Vignoli. O secretário será o arquiteto Luiz Carlos Reghin e o diretor executivo será o ex-secretário de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen.

O prefeito Celso Pozzobom marcou presença no evento e lembrou que a ferormulação do CDU foi um compromisso de seua campanha à Prefeitura. “Entendemos que o CDU vai ser um braço importante para o desenvolvimento de Umuarama, pois é o ambiente ideal para se discutir investimentos, estratégias e planejamento sobre o futuro da cidade, pois além do poder público reunirá representantes da sociedade organizada, entidades de classe, instituições de ensino superior, enfim, muitas cabeças com o mesmo pensamento e responsabilidade nas ações para o desenvolvimento de nossa cidade”, apontou.

O Conselho de Desenvolvimento tem o papel de criar e executar as todas as políticas para o desenvolvimento da cidade. Sua força é a independência, pois congrega representantes de todos os setores representativos da sociedade e essa autonomia deve se refletir em progresso para o município. Celso Zolim conta que está bastante empolgado e que o CDU será independente e autônomo. “O CDU tem a missão de definir políticas, avaliar prioridades, caminhos, analisar pedidos de empresas que querem se estabelecer na cidade e dependem de algum auxílio da Prefeitura. É um órgão independente, que deve ter respaldo nessa e nas próximas gestões, sem viés político”, afirmou Zolim.

O empresário destaca que o Conselho deve ser um órgão independente, crítico e ativo em prol da sociedade. Para se ter uma ideia, todas as doações de terrenos para a instalação de empresas em Umuarama serão definidas pelo CDU. “Este é um dos papéis mais importantes de responsabilidade do Conselho, que também vai deliberar sobre a aplicação dos recursos destinados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento – que conta com dotações de R$ 300 mil no orçamento deste ano”, detalha.

Câmaras Técnicas

O CDU será composto por oito Câmaras Técnicas, que serão responsáveis pela realização de estudos, pareceres e análises de matérias específicas e com o objetivo de subsidiar as decisões tomadas. Serão oito delas: de assuntos comunitários; de assuntos universitários e integração tecnológica; de atração de investimentos; de agricultura, agroindústria e agropecuária; de comércio, serviços e turismo; de planejamento municipal; da indústria e de assuntos ambientais.

Além das Câmaras Técnicas, o CDU terá o Plenário, que terá representantes de diversos órgãos e instituições, como a Aciu, Prefeitura, universidades, entidades religiosas, segmento da saúde, Fiep, Fecomércio, Faep, Sociedade Rural, sindicatos patronais e laborais, profissionais liberais, clubes de serviço de lojas maçônicas, veículos de comunicação, associações de bairro, sebrae e ONGs. “As Câmaras Técnicas serão responsáveis por enviar propostas, estudos e sugestões ao plenário do Conselho, além de oferecer subsídios técnicos para que o CDU possa tomar decisões acertadas”, explica Zolim.

No dia 23 de março acontece em Umuarama o 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Sustentável, no Teatro da Unipar, com o objetivo de discutir ações para o crescimento sustentável da cidade e municípios que integram a região. “Este evento é o marco inicial das ações do CDU. Estamos iniciando a composição das Câmaras Técnicas e do Plenário. A Aciu disponibilizou espaço em sua sede para que o CDU possa realizar suas ações e reuniões. Temos certeza de que agora o CDU será os olhos da população no desenvolvimento da cidade”, finaliza Zolim.