Covid

Reforçadas recomendações de prevenção às vésperas do Dia das Crianças

Tema foi abordado na mais recente reunião do COE, com participação de representantes do MP e da Aciu

A proximidade do Dia das Crianças, uma das datas mais relevantes para o comércio, foi um dos temas da reunião do Centro de Operações de Enfrentamento da Covid-19 (COE) na tarde desta quinta-feira (24), no anfiteatro Haruyo Setogutte (Centro Cívico). Participaram representantes do Ministério Público e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu).

Os integrantes chamaram a atenção para o recente aumento do número de infecções no município, especialmente entre jovens e adultos, nos grupos de 20 a 29 anos e de 30 a 39.

O principal fator seria o perceptível relaxamento de muitas pessoas em relação aos protocolos vigentes, fruto, segundo análise do comitê, de uma falsa sensação de que a pandemia terminou.

"A Secretaria Municipal de Saúde solicitou à entidade que reforce a conscientização dos empresários e clientes sobre a gravidade da situação. A Aciu está capitaneando duas campanhas, a do Dia das Crianças e o Umuarama Liquida, e não medirá esforços para assegurar que o cumprimento das medidas preventivas ocorra em todo o nosso comércio, pois é uma condição indispensável, antes de mais nada, de respeito ao semelhante", ressalta o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

"Respaldamos o COE e também o empresariado e seus clientes. Com um mínimo de sensatez, podemos equilibrar as coisas. Compras seguras e conscientização sempre", complementa.

Recomendações importantes

Em relação ao Dia das Crianças, a recomendação é para que as lojas façam promoções online (sem panfletos) ou anunciem em sistemas internos de som, para não forçar aglomerações. Outro ponto importante diz respeito à não distribuição de brindes ou guloseimas.

Além das importantíssimas medidas de praxe (disponibilização de álcool 70, uso de máscara e distanciamento), a orientação é não levar crianças às compras.

Nos dias 8,9 e 10, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva coordena o Umuarama Liquida, em função da impossibilidade de realizar a tradicional Ponta de Estoque. Embasada em promoções especiais, a campanha estará concentrada nos estabelecimentos que aderiram.