ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Cenário

COE recomenda apenas um dia de horário ampliado para a Black Friday

Série de orientações norteará decreto que será divulgado nas próximas horas


O Centro de Operações de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) do município realizou reunião na manhã desta sexta-feira (20), na prefeitura, para atualização sobre o quadro da pandemia e medidas que deverão ser adotadas para conter o avanço no número de casos de Covid-19, que se acentuou nas últimas semanas.

"As orientações do COE nortearão decreto que será divulgado nas próximas horas. Da nossa parte, dado o questionamento frequente, destacamos que a recomendação referente à campanha Black Friday é para que o horário ampliado do comércio ocorra apenas no sábado (28), ou seja, das 9h às 17h", esclarece o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu).

A entidade participa assiduamente das reuniões a convite do COE, a exemplo de outros representantes da sociedade organizada. A Black Friday terá início na sexta (27), com os estabelecimentos abertos no horário habitual (até 18h).

Cenário

Segundo levantamento da Associação Médica (AMU), a situação dos leitos de UTI e enfermaria do SUS em toda a macrorregional é preocupante e evoca a possibilidade de colapso, assim como os leitos de convênio e particular em todos os hospitais filantrópicos, públicos e particulares da região. 

A ocupação dos leitos gerais, somados UTI e enfermaria, SUS e particular, é de 85%. Em reunião realizada na quinta (19), os prefeitos da Amerios enfatizaram que uma das dificuldades para aprimorar o remanejamento de leitos da macrorregional, a fim de evitar o transporte de pacientes para cidades distantes, é a escassez de profissionais. Cada leito exige médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.