ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

COM

Comércio registra aumento de 15% nas vendas para o Dia das Mães

Segundo levantamento da Aciu, principais setores foram confecções, calçados, perfumaria, lingeries, telefonia e artigos de decoração


Apesar do turbilhão vivido pela economia brasileira, comerciantes de Umuarama registraram em média um aumento de 15% nas vendas referentes ao Dia das Mães, em comparação com o ano de 2015. Três grandes lojas de calçados informaram que o movimento foi 30% maior, superando as expectativas dos gerentes. Outros setores como floriculturas, perfumarias, lingeries, confecções, telefonia e artigos de decoração também comemoraram a data, conforme informou a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).

As consultas ao SCPC, mantido pela entidade, apontam que houve uma queda de 16,6% em relação ao ano anterior, porém, de acordo com o presidente José Celso Zolim, isso não significa que seja uma queda nas vendas. “Cada vez mais aumentam as compras realizadas através de cartões, de crédito ou débito, o que dispensa a realização de consulta ao banco de dados do SCPC, o que seguramente é o fato que justifica, pelo menos em grande parte, essa redução”, observa.

Zolim também chama a atenção para uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC divulgada na quarta-feira da semana passada (4), indicando que haveria uma queda de 14% no número de pessoas que iriam comprar presente para as mães. “O levantamento constatou também que 52% iriam gastar menos este ano na compra do presente para as mães, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 38% que reduziram a quantia gasta na comemoração da data no ano passado. Já em relação à forma de pagamento, a maior fatia dos pesquisados (68%) planejava comprar o presente à vista (47% com dinheiro e 31% no cartão de débito)”, detalhou Zolim.

A abertura do comércio em horário especial contribui em muito para o estímulo das vendas, conforme declaram vários empresários. Para se ter uma ideia, no sábado (7) a Guarda Municipal de Umuarama precisou interromper o trânsito nos retornos existentes na área central da avenida Paraná, a principal da cidade. Obstruir alguns pontos de conversão foi uma forma de se conseguir dar fluidez ao trânsito de automóveis, que estava realmente muito acima da média, conforme descreveram agentes da Umutrans. “A chuva na sexta-feira atrapalhou as vendas, mas o sábado foi bastante comemorado por mais de 50 associados entrevistados pela Aciu”, finalizou o presidente da entidade.