OPORTUNIDADES

Compra Umuarama reúne compradores e fornecedores

Sebrae e parceiros promoveram evento, nesta semana, para aproximar micro e pequenas empresas de entidades públicas e para oferecer informações que sinalizam oportunidades

O Encontro de Oportunidades do Programa Compra Umuarama foi realizado na última segunda-feira, dia 16, no Sebrae/PR. O evento, que reuniu empresários e representantes de entidades públicas de Umuarama, teve o objetivo de prestar informações sobre compras públicas e governamentais, e aproximar micro e pequenas empresas e compradores.

Durante o encontro, entidades públicas explicaram às micro e pequenas empresas como funcionam os processos e períodos de compras públicas, citaram os produtos e serviços demandados, e compartilharam outras informações importantes. A ideia é que os empresários se preparem para aproveitarem as oportunidades e participarem desse nicho de mercado.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, afirmou que o evento cumpriu a finalidade ao possibilitar o contato direto entre as empresas e as entidades compradoras. “Os empresários entenderam os processos específicos de cada entidade e demonstraram interesse em participar desse mercado. Estamos satisfeitos porque nossa meta é aumentar a participação das empresas nas compras públicas e, assim, favorecer o desenvolvimento local.”

Para 2014, Adriano Pereira adiantou que o Compra Umuarama terá continuidade e que o próximo passo será a instalação de um escritório do Programa para reunir e prestar informações sobre oportunidades em compras públicas. “Será uma iniciativa importante para que o empresário possa buscar, em um único local, as informações que precisa”, reforçou.

O secretário da Indústria e Comércio de Umuarama, Romulo Rauen, disse que o encontro foi uma etapa importante para modificar a mente dos empresários em relação às compras públicas. “A aproximação entre fornecedores e compradores e a troca de informações faz nascer bons negócios e oportunidades. Todo ano, milhões de reais são destinados às compras publicas. Ao aproveitar essas oportunidades, as empresas podem lucrar mais, crescer e se desenvolver, gerando mais negócios e empregos.”

José Celso Zolim, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), enfatizou que há espaço para aumentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas de Umuarama. Para isso, basta empresas e compradores se prepararem melhor para esse nicho de mercado, conforme conhecimentos apresentados durante o evento.

“Muitos empresários perceberam que podem atuar como fornecedores e, por isso, vão ficar mais atentos às compras públicas e aos benefícios previstos na Lei Geral. Do outro lado, os compradores foram estimulados a olharem as micro e pequenas empresas de forma diferente, valorizando mais esse segmento em prol do crescimento do município”, completou José Zolim.

Compra Umuarama

O Programa Compra Umuarama é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com da ACIU, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Umuarama, da Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (Sescap/PR), Sindicato dos Contabilistas de Umuarama (Sincouma), Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista (Sindilojista) e Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR).

Lançado no início de outubro deste ano, em Umuarama, o Programa objetiva estimular a participação de micro e pequenas empresas em compras públicas e governamentais. A mobilização também visa atender a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que oferece tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas no que diz respeito às compras públicas.

Entre as vantagens asseguradas pela legislação, estão questões como desempate, regularidade fiscal,  aquisição de material divisível e também subcontratação. “Queremos mostrar, por meio de informações, de capacitações e da promoção da aproximação dentre empresas e compradores, que o acesso ao mercado de compras públicas é possível e viável”, enfatizou Adriano Pereira.

Mais informações sobre o Compra Umuarama podem ser obtidas no Sebrae/PR pelo telefone (44) 3622-7028.