Mais de 60% do valor que pagamos pela gasolina, por um smartphone ou na compra de um chope, por exemplo, corresponde a imposto, que é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Para mostrar à população de todo o Paraná qual é o impacto que isso traz no dia a dia, diversas ações serão realizadas neste mês por meio do Feirão do Imposto, promovido pela Faciap Jovem – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, e que neste ano traz o tema: “Dígitos que Sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego”.
Em Umuarama, o Conjove (Conselho do Jovem Empresário) da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola) estará envolvido em diversas atividades de conscientização e, além disso, realizará uma programação especial no dia 25 de maio na Praça Santos Dumont.
“Nossa intenção é mostrar o quanto a carga tributária impacta no poder de compra e durante o evento serão comercializados chope, espetinhos, entre outros produtos, sem a incidência do imposto, para que a população realmente possa compreender esse desconto”, explica Filipe Manson, integrante do Conjove da Aciu e um dos coordenadores das ações do feirão municipal.
A programação contará com diversos espaços para o repasse de informações, além de playground para as crianças e música ao vivo. “Reforçamos o convite para que todos participem. O Feirão do Imposto é um dos principais movimentos dos conselhos de jovens empresários de todo o Brasil e esperamos conscientizar a população e buscar sempre o que for possível para um futuro melhor para o nosso País”, ressalta Manson.