OUTUBRO ROSA

Conselho da Mulher e legionárias agendam exames de mamografia

Serão disponibilizados cem agendamentos nos dias 22 e 24, no anfiteatro da Aciu

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama (18), o Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) estará realizando uma ação relacionada ao Outubro Rosa em parceria com a Legião Feminina de Combate ao Câncer nos dias 22 e 24, disponibilizando o agendamento de cem exames de mamografia.

Como forma de ganhar tempo, as associadas Aciu poderão comparecer à entidade na próxima terça (22), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, e na quinta (24), das 13h30 às 17h.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença grave que se não tratada pode ser fatal. A doença acomete cerca de 60 mil mulheres anualmente no Brasil. A boa notícia é que, por conta dos modernos métodos de tratamento, o câncer de mama pode ser curável, desde que diagnosticado no início. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia anualmente, e mulheres em idade fértil realizem o autoexame ao menos uma vez ao mês.

Autoexame

O autoexame das mamas pode e deve ser feito rotineiramente. Basta fazer a palpação das mamas regularmente. Desta forma, o surgimento de algo diferente, como um nódulo (caroço) - principal forma de apresentação da doença, será percebido como sinal de alerta para buscar uma avaliação médica. Mamas com pele avermelhada ou retrações e saída de secreção espontânea pelo mamilo também são fatores que devem ser levados em conta.

Tratamento

Mesmo as modalidades mais modernas de tratamento do câncer de mama, que incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia são oferecidas pelo SUS.

Em Umuarama, o Hospital do Câncer Uopeccan está credenciado pelo Ministério da Saúde para tratar mulheres portadoras de câncer de mama. É importante ressaltar que quanto antes for feito o diagnóstico, menos agressivo será o tratamento, com real possibilidade de cura.

A Uopeccan disponibiliza exame de mamografia gratuitamente. Para agendar diretamente na instituição basta entrar em contato através do (44) 2031-0754 e presencialmente, na avenida Paraná, 7592, Zona III.