TRIBUTOS

Conselho do Jovem Empresário realiza o Feirão do Imposto neste sábado

Objetivo do evento é conscientizar a população sobre os altos impostos cobrados no Brasil

O Conselho do Jovem Empresário (Conjove) da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e apoiado pela Delegacia da Receita Estadual de Umuarama, promove no próximo sábado (28), das 10h às 16h, mais uma edição do Feirão do Imposto. O evento leva informações à comunidade sobre a incidência de impostos nos produtos, além de levantar a bandeira da simplificação do sistema tributário.

O Feirão terá tendas principais instaladas no estacionamento do supermercado Planalto Big (na esquina das avenidas Paraná e Rolândia, nº 4000). Durante o evento, produtos como etanol e pizza serão vendidos com desconto. “O objetivo é conscientizar a população sobre os altos impostos cobrados no Brasil”, explica João Vitor Ribeiro Semensato, presidente do Conjove. Ele conta que a Uvel vai demonstrar carros com o preço com e sem impostos, a Toca do Cascão vai vender 100 pizzas sem impostos e o Posto Mandala vai comercializar 1.000 litros de etanol (álcool combustível), sendo 10 limitada a venda a 10 litros por cliente. “É só passar no Feirão e pegar um cartão autorizando a compra diretamente na empresa”, detalha Semensato.

Além da venda de produtos com desconto, haverá a exposição de produtos cujos preços serão mostrados com e sem imposto. Serão, ainda, colhidas assinaturas para o documento "Assina Brasil", do Movimento Brasil Eficiente. O documento será posteriormente encaminhado ao governo federal pedindo a simplificação tributária. "Queremos mobilizar as pessoas, o cidadão comum, alertar a todos para que percebam que os produtos são caros por causa dos impostos. Por exemplo, se um botijão de gás de cozinha não tivesse impostos, ele custaria R$ 27, e não os R$ 42 atuais. É uma diferença muito grande", comenta o presidente do Conjove.

Peso
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), dentre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil é o que menos repassa benefícios em serviços para a população. Por isso, as principais bandeiras que a próxima edição do evento levantará serão a simplificação tributária, mais eficiência e transparência dos gastos públicos. O Feirão do Imposto surgiu em 2003 na cidade catarinense de Joinville e atualmente faz parte de uma mobilização nacional liderada pela Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje).

Veja a diferença de produtos com e sem impostos:

PRODUTO               COM IMPOSTO                  SEM IMPOSTO

Etanol                         1,89                                        1,40