Curso de cobrança começa a mudar cenário de Umuarama

A Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU) em parceria com o SEBRAE finalizou na última quarta-feira (17) a segunda turma do curso "Como Cobrar e Receber Dívidas". O curso foi ministrado por Braz Vendramini, consultor credenciado do SEBRAE e atuante há mais de 20 anos no setor de crédito e cobrança. Para o consultor o comércio de Umuarama já apresentou melhoras nessa área, que tem buscado cada vez mais o aperfeiçoamento e ferramentas para redução da inadimplência.

O curso já foi ministrado em fevereiro, e voltou à Umuarama para atender aos pedidos e necessidades dos empresários, assim como verificar com os associados da ACIU a inadimplência e ensiná-los a utilizar as ferramentas de cobrança disponibilizadas pela Associação, como a consulta e o registro no SCPC.

No curso Braz Vendramini trabalhou de forma dinâmica como analisar a parte jurí­dica e os efeitos da inadimplência. Segundo o consultor, a inadimplência nasce com a empresa e o colaborador precisa estar preparado, pois é o maior responsável pela redução da mesma. "Os lojistas precisam estar conscientes se estío efetuando uma venda com qualidade : elaboração de cadastro, confirmação de dados e consultas de dados juntamente com a Associação Comercial ou, uma doação. Quem doa, não consegue cobrar. O lojista precisa revisar práticas como a não cobrança de juros, multa e correções monetárias. Agradar o cliente, mas ensiná-lo a respeitar as regras. A expectativa de vida da empresa no mercado depende da qualidade da carteira de crédito", enfatizou.

Vendramini ainda ressalta que os empresários têm demonstrado interesse em qualificar seus colaboradores. "Em todo o Paraná temos cerca de 29% de consultas com registro no SCPC. Em Umuarama o número é de 22%. Elaborar um cadastro corretamente com dados confirmados elimina 50% da inadimplência e a cobrança eficiente atua nos outros 50% podendo recuperar 25% do estoque da empresa. Zerar a inadimplência é utopia, mas ela pode se tornar muito pequena em relação aos padrões do mercado." disse.

Segundo depoimento de alguns participantes, o curso foi de grande ajuda para as empresas e muitos dos empresários estavam participando pela segunda e até terceira vez. Outros cursos de cobrança e análise de crédito estío sendo programados. Os interessados podem entrar em contato com a ACIU pelo fone 3621-6700 ou pelo site www.aciupr.com.br .

Assessoria de Imprensa da ACIU
www.aciupr.com.br