ALERTA

Emissão de notas fiscais grátis chega ao fim

A partir de agosto empresários terão de contratar sistema especial para emitir a nova NF-e 4.0

A nova nota fiscal eletrônica modelo quatro ponto zero (NF-e 4.0) já está valendo em todo o Paraná desde o começo do mês de agosto. Agora, todas as empresas que usavam o modelo anterior, o 3.10, terão de se adaptar. A grande mudança é que o 4.0 não pode ser emitido gratuitamente em nenhuma empresa, instituição ou até mesmo no site da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), obrigando o empresário a contratar ou adquirir sistemas próprios. Associados Aciu têm o novo modelo à disposição.

Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) chama a atenção dos empresários para que não contratem sistemas de emissão de notas fiscais sem consultar a opinião de um contador, administrador ou consultor, pois a variação de preços é muito grande. “Como trata-se de algo ‘novo’, muita gente pode tentar se aproveitar para empurrar produtos ou serviços desnecessários. A equipe Aciu está treinada para oferecer todas as informações necessárias”, relata.

Segundo ele, todos os associados à entidade podem ter o Notafaz, sistema operacional para emissão on-line sem burocracia, rápido e fácil de usar, onde se pode emitir não só a nova NF-e 4.0 como também a NFS-e (nota fiscal eletrônica de serviços), NFC-e (nota fiscal eletrônica de venda ao consumidor), CT-e (conhecimento eletrônico de transporte rodoviário) e MDF-e (manifesto eletrônico de documentos fiscais). “Os pacotes podem ser adaptados conforme as necessidades de cada empresa e, o melhor, por um preço justo e subsidiado para nossos associados”, informa.

Para os associados Aciu que já possuem o sistema Notafaz, não é preciso se preocupar com a mudança, pois a conversão para o modelo 4.0 foi feita de forma automática, porém quem tiver qualquer dúvida ou encontre alguma dificuldade com o sistema, basta entrar em contato com a entidade pelo telefone (44) 3621-6700. “E as empresas que ainda não possuem o Notafaz podem solicitar uma visita sem compromisso que nossos profissionais vão levar até você todas as informações necessárias, lembrando que vale muito a pena associar-se à Aciu, pois além desse sistema de emissão de notas, temos uma variedade de produtos e serviços especiais para a classe empresarial”, pontua o presidente.

Entenda as mudanças

Charles Furlan, do departamento de Apoio ao Associado Aciu, registra que a NF-e 4.0 é a ‘cara’ nova da nota fiscal eletrônica de mercadorias. “Ela se aplica a compras e vendas de produto, com regras específicas e diferentes do padrão usado anteriormente (NF-e 3.10). O arquivo XML da nota agora passa a ter uma nova organização e o sistema emissor precisa estar preparado para isso”, explica.

Ele conta que a NF-e 4.0 já funciona desde 2017, mas 2 de agosto de 2018 ficou como data definitiva para a mudança. “Só lembrando que a nota fiscal eletrônica só existe digitalmente: é um arquivo eletrônico no formato XML, que carrega as informações de uma operação de compra ou venda organizadas de forma estruturada. Essa estrutura, no arquivo XML, recebe o nome de layout (ou leiaute)”, detalha.