Mais um passo

Empresa de PE vence licitação para gerir estacionamento rotativo pago

Após etapa para apresentação de recursos será constituída uma comissão para homologação e finalização contratual

A Divisão de Licitações e Contratos da Prefeitura de Umuarama realizou, na manhã desta sexta-feira (13), a abertura de propostas de preços para a concessão da Zona Azul, o sistema de estacionamento rotativo pago na cidade. O processo de concorrência, iniciado em 2019, teve nesta fase a empresa BR-Tick Inovações Tecnológicas Ltda, de Recife (PE), classificada em primeiro lugar.

Carlos Simões Garrido Júnior, da Comissão de Licitação, informa que agora, de acordo com a legislação, será respeitada a fase para apresentação de recursos à proposta, com o prazo de cinco dias úteis e outros cinco para a apresentação de contrarrazões. “Após decorrido este prazo – e se nenhuma outra empresa objetar [apresentar recursos] –, vem a nova fase, que é a constituição de uma comissão especial para avaliação dos equipamentos e dos sistemas a serem utilizados e a prova de conceito destes equipamentos e sistemas”, detalha.

Após o OK dessa nova comissão, que será indicada pelo prefeito, vem a homologação do processo e a finalização do contrato, que concede o direito à exploração do serviço público de estacionamento rotativo no município. “Esse sistema traz a melhoria da mobilidade urbana. A concessão contempla a implantação, operação e gestão da Zona Azul, em formato digital, denominado Sistema Inteligente de Estacionamento Rotativo”, detalha Garrido Júnior.

A empresa deverá suprir parquímetros, pontos de venda, aplicativo digital e a manutenção de todos os elementos do sistema operacional. “Deverá oferecer ainda todo o apoio às autuações por infração às regras do sistema, que serão executadas exclusivamente pelos agentes da autoridade de trânsito. Queremos preservar os direitos do cidadão e o cumprimento da rotatividade dos veículos estacionados nas principais vias da cidade, bem como o controle e a aferição do uso remunerado das vagas do sistema”, explicou.

Seis empresas foram classificadas para a concorrência e a classificação, nesta fase, ficou com a BR-TIC Inovações Tecnológicas em primeiro lugar, Zona Azul Brasil Serviços em segundo, Área Azul Central Park em terceiro, BR Parking Estacionamentos em quarto, Consórcio TecnoParking Brascontrol em quinto lugar e Hiper Off em sexto lugar.