Empresa garantidora de crédito assina convênio com a Aciu

Parceria vai disponibilizar empréstimos de até R$ 100 mil para micro e pequenas empresas associadas à entidade

Em cerimônia realizada na tarde de ontem (25), foi formalizado um convênio entre a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), o Sicoob Arenito, o Sebrae e a Noroeste Garantias, uma das mais bem avaliadas sociedades garantidoras de crédito (SGC) do Brasil. Através desta parceria serão liberados milhões de reais em recursos para micro e pequenas empresas associadas à Aciu.

José Celso Zolim, presidente da Aciu, destacou que trata-se de uma parceria fadada ao sucesso, que chega para valorizar de forma especial os pequenos empresários. “Serão liberados empréstimos que vão de R$ 15 mil a R$ 100 mil, valores expressivos quando tratamos de empresas e empresários que dificilmente conseguem crédito em instituições financeiras comuns, pois faltam garantias a serem oferecidas. Agora tudo isso vai mudar”, comemorou.

O presidente do Sicoob Arenito, Waldir Campana, comentou que em momentos de crise econômica os bancos comuns costumam parar de disponibilizar crédito a seus correntistas, mas que o Sicoob vai agir inversamente, investindo cada vez mais no desenvolvimento e fortalecimento da economia local. “O Sicoob agora é uma cooperativa financeira, conforme determina o Banco Central, e está de portas abertas para apoiar aos micro e pequenos empresários que buscam reais oportunidades para que suas empresas possam crescer”, afirmou.

Já o consultor do Sebrae, Adriano Pereira, ressaltou que a vinda da Noroeste Garantias para a cidade significa um grande passo à frente no fomento da economia. “As SGC nasceram no pós-guerra na Italia, quando um grupo de amigos se uniu para investir nos pequenos produtores, nos pequenos empreendedores. Hoje são 750 empresas desse ramo em atuação naquele país, garantindo, dentre outros benefícios, que a produção não pare e que empregos e rendas estejam sempre seguros”, disse.

Bons frutos

Presidente da Noroeste Garantias, Everaldo Belo Moreno destacou em seu pronunciamento que a empresa já investiu mais de R$ 70 milhões em novos projetos e no fortalecimento de pequenas empresas no Paraná. “Nós encontramos um mecanismo forte e seguro que garante a estabilidade da economia, através do financiamento de boas ideias, de bons projetos que necessitam muitas vezes de um pequeno investimento. Entendemos as dificuldades dos pequenos empresários em conseguir qualquer tipo de aporte financeiro, principalmente em momentos de crise, então nós estamos no mercado para resolver esses problemas e investir cada vez mais no fomento à produção”, resumiu.

Moreno anunciou ainda que dentro de alguns dias a Noroeste Garantias vai disponibilizar o Cartão BNDES para os associados Aciu-Sicoob. “Nós já assinamos o contrato, que está em fase de registro, e dentro de pouco dias nós já vamos poder iniciar a liberação deste também excelente produto, que tem R$ 49,5 mil em crédito disponível para que empresários possam sair do sufoco e voltar a investir, contratar mais mão de obra e gerar mais riquezas”, disse, informando que os empresários interessados em ter acesso a essas linhas de crédito podem procurar a Aciu, que fica na Praça Henio Romagnolli nº 3800, para dar início ao processo.