SUCESSO

Empresários conhecem vantagens da terceirização de serviços

Encontro promovido pela Aciu recebeu Adonai Aires Arruda, presidente da holding Higi Serv

Um dos mais premiados empresários paranaenses, Adonai Aires Arruda, foi o convidado da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) para sua reunião mensal com associados realizada na manhã desta terça-feira (31). Em sua palestra ele abordou o tema “Aspectos Intangíveis da Terceirização”, um tema atual e que agradou aos mais de 50 empresários presentes.

Arruda é diretor presidente da holding paranaense de terceirização de serviços Higi Serv, que possui 6 mil funcionários em sete estados brasileiros. O principal objetivo da ação, segundo José Celso Zolim, presidente da Aciu, foi apresentar as grandes oportunidades que os empresários têm quando optam pela terceirização de serviços. “É algo moderno, que quando feito por uma empresa séria, vale muito a pena ser contratado”, comentou.

O palestrante comentou as diferenças em propostas dos contratos de serviços que, segundo ele, devem considerar salários, encargos, insumos, impostos, taxa administrativa, lucro, verbas intangíveis (cotas, licenças saúde) e demais componentes. “Detalhes como taxa de administração, mão de obra, admissão e demissão do funcionário, custos não especificados no contrato e despesas bancárias são gastos com administração que às vezes estão mascarados no contrato”, observou.

Segundo Arruda os grandes problemas das atividades são a contemporização aos casos sabidamente insolúveis, a exemplo do atraso de salários e benefícios (grande possibilidade daquele contratante estar na “UTI”) e o “cobrimento” de despesas de um contrato com o próximo e assim sucessivamente. “Nossas leis são arcaicas, pois só existe preocupação com o trabalhador. Com a terceirização, o empresário pode ficar mais tranquilo, transferindo a responsabilidade da gestão da folha de pagamento para uma outra empresa”, exemplificou.

CHEGADA

A Holding Higi Serv nasceu em 1977, em Curitiba, com a proposta de prover terceirização de mão de obra em serviços de limpeza e conservação, jardinagem, segurança não armada, garçons, copeiras, recepcionistas, telefonistas, entre outros. “Uma unidade da empresa deve ser instalada em Umuarama nos próximos meses, que vai gerar centenas de vagas de trabalho e muita comodidade para as empresas contratantes”, resumiu Zolim.