ESPECIAL

Empresários participam de encontro com presidente do Grupo Gazin

Com discurso simples e direto, Mário Gazin encantou a platéia que lotou o auditório da Aciu

Simples e direto, o empresário Mário Valério Gazin mostrou porque é um dos empresários mais prestigiados do Paraná – e um dos mais importantes do Brasil – em sua palestra “Foco no Negócio”, apresentada na manhã desta sexta-feira (7) no auditório da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama). Em um tom sempre divertido, o presidente e fundador do Grupo Gazin encantou a plateia, composta por empresários associados à entidade. A holding Gazin detém uma rede de varejo, uma fábrica de colchões e um atacado, com 225 lojas e um faturamento anual de mais de R$ 3 bilhões.

Dentre os “segredos” do sucesso de uma empresa, apresentados pelo empresário, está a disposição de todos (proprietários, funcionários, equipes) em vender o que ele chama de “conforto” e “alegria”. “Bons produtos e serviços deixam as pessoas confortáveis, felizes. Quando um consumidor busca uma empresa X, muitas vezes ele não quer apenas um colchão, um fogão, uma TV ou um serviço específico, ele procura por atenção, por uma boa conversa, por algo que mude sua vida, mesmo que seja por um breve momento. Por isso é fundamental que todo mundo da empresa – a equipe inteira – trabalhe em sintonia para fazer do cliente uma pessoa feliz”, disse.

Porém Gazin ressaltou que “casas tristes nunca poderão vender felicidade”, chamando a atenção para a real necessidade de patrões e empregados serem pessoas realizadas, satisfeitas com suas vidas. “É preciso ter uma equipe de colaboradores que goste daquilo que faz, que saiba realizar bem suas tarefas e que seja valorizada através de um pagamento justo. Os empresários também devem saber tirar um tempo para só para eles mesmos, para fazer alguma atividade que os deixem tranquilos, felizes. Por isso eu digo que não adianta ter uma casa triste tentando vender alegria, pois só quando há uma sintonia verdadeira é que isso será revertido em resultados”, observou.

Sempre disposto a uma boa prosa, Mário Gazin veio à Aciu a convite do presidente da entidade, Orlando Luiz Santos, e não cobra pela palestra. “Ninguém pode me chamar de palestrante, porque os palestrantes cobram para passar suas experiências e conhecimentos. Eu quero apenas é poder dividir um pouco da minha história com as pessoas, isso me faz bem, encontrar com os amigos, conhecer novas pessoas e sentir que estou, do meu jeito, contribuindo para que mais gente fique feliz nesse mundo”, declarou.

Biografia

Mário Gazin aproveitou o encontro realizado na Aciu para lançar sua biografia intitulada “A Arte de Inspirar Pessoas e Encantar Clientes”, escrita pelo jornalista Elias Ewad. Desafios, momentos difíceis e muitas vitórias formam a história do empresário, que começou trabalhando cedo com o pai na lida com o café. Trabalhou como sapateiro, em atendimento e, como em um relance, comprou uma das lojas da rede Casas União, que estava para fechar na cidade de Douradina, aos 17 anos. O jipe do pai foi a moeda de pagamento. A partir dali a semente estava plantada para a construção de um império. “Não existe muito segredo: é trabalhar, trabalhar, trabalhar e poupar um pouco, sem jamais gastar mais do que se ganha”, resume. O livro do empresário está disponível para empréstimo aos associados na Biblioteca da Aciu.