ESPECIAL

Empresas anunciam abertura do comércio no sábado

Ação faz parte de homenagem ao Dia Mundia dos Direitos do Consumidor e tem apoio da Aciu

legenda
Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu: “Liberdade de abertura do comércio traz benefícios para toda a cidade”
Empresas anunciam abertura do comércio no sábado

Hoje (15) é o Dia Mundial do Consumidor, criado para proteger e lembrar dos direitos não só de consumidores finais, mas também de empresas e lojistas. De acordo com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), na cidade cerca de 50 empresas devem abrir suas portas em horário especial neste sábado (16), das 9h às 17h, como forma de homenagear os consumidores.

Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu, informa que a decisão de abrir no sábado até as cinco da tarde veio dos próprios lojistas, que se mobilizaram em grupos. “Como trata-se de uma ação que tem como objetivo oferecer descontos, promoções e condições especiais aos consumidores, a Diretoria Executiva da Aciu decidiu apoiar a atividade. O que é bom para o consumidor é bom para a classe empresarial e, consequentemente, bom para a cidade, que tem um dos comércios mais importantes do Paraná”, comenta.

O presidente lembra que a decisão de abrir ou não em horário especial é de cada empresário. “Graças à independência conquistada com o Decreto 201/2018, que garante liberdade total ao gestor sobre horários de atendimento no comércio em Umuarama, cada empresário decide se quer ou não funcionar no sábado até às 13h ou até às 17h, se um, dois, três ou quatro sábados por mês. Trata-se de uma lei que confirma nossa cidade como metrópole, polo regional e referência”, analisa.

Ele destaca ainda que como não são todas as empresas que irão abrir até as cinco da tarde no sábado, o ideal é que quem for abrir anuncie. “Sugerimos que o empresário utilize suas mídias sociais e seus canais de promoção, como jornal, rádio, TV, panfleto, carro de som, etc para comunicar seus clientes sobre esta abertura em horário especial, desta forma, temos certeza de que os resultados serão excelentes vendas”, afirma.

Origem
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez em 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. Ele destacou quatro direitos fundamentais dos consumidores: direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito de ser ouvido. Depois de 23 anos desta ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor.