Clamor

Entidades requerem abertura do comércio nos próximos sábados

Mesmo sem atividades do comércio e de outros segmentos duramente afetados pelas medidas, número de casos positivos não deixou de subir preocupantemente

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), o Sindicato do Comércio Varejista de Umuarama e Região (Sindilojistas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecomu) encaminharam ofício ao prefeito Celso Pozzobom,  requerendo a flexibilização do decreto 7.020/2021, referendado pelo decreto municipal 070/2021, que entrou em vigor nesta quarta-feira (10).

O decreto tem validade de sete dias e término previsto para 5h de quarta-feira (17), podendo ou não ser prorrogado, a depender do cenário da propagação do coronavírus. As entidades expõem a relevância de preservar o turno especial do comércio varejista nos sábados da primeira quinzena de março.

"Dentro do planejamento dos lojistas para recuperar as perdas recentes, seria de suma importância. Contamos com a sensibilidade do Executivo, levando em conta que o horário ampliado de atendimento (9h às 17) permite reforçar um dos principais protocolos, o voltado a inibir aglomerações", observa o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

Santos ressalta que, embora segmentos como o comércio tenham sido duramente afetados pelas medidas restritivas nas últimas semanas, o número de vítimas da Covid-19 infelizmente continua crescendo em Umuarama.

Nesta terça-feira (9), a cidade voltou a registrar  um número elevado de novos casos positivos: 115, sendo 60 mulheres, 53 homens e duas crianças. Por outro lado, são quase cem óbitos.

"Parece claro, como temos argumentado desde sempre, que o comércio, definitivamente, não é responsável pela disseminação do vírus", complementa.