Mercado de trabalho

Entrevistas de emprego: candidatos terão orientações psicológicas

O atendimento estará disponível a partir de segunda-feira (19), na Agência do Trabalhador

A oferta consistente de vagas de emprego em Umuarama, além de destacar o bom momento vivido pela economia local e regional, revela uma dificuldade enfrentada pelo mercado de trabalho atual: a falta de qualificação profissional e o despreparo de muitos trabalhadores que buscam uma colocação.

Diante deste cenário, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Agência do Trabalhador e entidades parceiras, incluindo a Secretaria de Assistência Social do município – tem investido cada vez mais em cursos e treinamentos, geralmente gratuitos, para ampliar as chances de sucesso para quem busca um emprego.

Além dos vários cursos em andamento, conforme a demanda do mercado, a Agência do Trabalhador passará a contar com um novo tipo de atendimento a partir da próxima semana: uma acadêmica do curso de Psicologia vai auxiliar as pessoas que buscam o apoio da agência para o preenchimento correto de currículos e orientações sobre como se comportarem nas entrevistas de trabalho.

“Com mais este serviço, queremos possibilitar aos usuários da agência conhecimentos e informações atualizadas sobre o mercado de trabalho, sobre as competências necessárias para quem está à procura de emprego e assim reduzir a distância entre o empregador e o potencial contratado”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Umuarama, Edvaldo Ceranto Júnior.

O atendimento estará disponível a partir de segunda-feira, 19, na Agência do Trabalhador. Neste dia, das 9h às 11h, a instrutora Ana Paula, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), fará abordagens com a nova funcionária. “Elas vão falar sobre a importância do preparo que precisam ter os candidatos às vagas ofertadas diariamente”, acrescentou o gerente da agência, Reginaldo Barros.

“Temos tido uma média elevada de ofertas de trabalho e dificuldades para conseguir candidatos, por isso decidimos agendar atendimentos por telefone, ampliamos os cursos de qualificação e agora – com o apoio da Psicologia – vamos auxiliar na elaboração de currículos e preparo para as entrevistas”, completou. A Agência do Trabalhador de Umuarama fica na Avenida Rio Branco, 4211, esquina com Rua Governador Ney Braga. O telefone para mais informações é (44) 3621-1100.

DICAS PARA ENTREVISTA

Pontualidade – Chegar para a entrevista com 15 minutos de antecedência para se ambientar e relaxar a tensão, demonstrar responsabilidade perante seus compromissos e interesse pela vaga

Ao chegar – Cumprimentar as pessoas conforme a ocasião. Perguntar quem é o responsável por receber os currículos.

Sobre a empresa – Antes de ir para uma entrevista, pesquisar o histórico da empresa, seus valores e em quais segmentos do mercado atua.

Apresentação – Ser discreto na forma de vestir, cuidar da higiene pessoal (banho, unhas e cabelos), evitar óculos escuros, boné, bermudas, minissaia, roupas justas e decotadas e muitos acessórios. A maquiagem deve ser discreta.

Autoconfiança – Fale mais sobre o que você pode fazer pela empresa e menos sobre o que a empresa pode lhe proporcionar. Evite excessos e imagem de arrogância. Cuide com a falta de confiança e com a impetuosidade superconfiante.

Comunicação – A entrevista é um diálogo. Fale com clareza, evite responder somente com ‘sim’ ou ‘não’ e procure não falar demasiadamente. Chame o entrevistador pelo nome e não use gírias. Seja sincero.

Calma – Nervosismo e ansiedade confundem os pensamentos e complicam o raciocínio. Procure sempre ser discreto e manter a calma. Nunca fale mal de ex-chefe ou empresa em que trabalhou.

Procure desligar o celular, mas se esquecer e ele tocar na entrevista desligue-o e peça desculpas.

CURRÍCULO

Alguns cuidados são fundamentais na elaboração de um bom currículo. A apresentação deve conter dados pessoais. Escreva no alto da página seu nome, data de nascimento, estado civil, endereço, e-mail, telefone e telefone para recado. Identifique claramente o cargo pretendido.

Formação – Para nível superior relacione a empresa, o período em que estagiou ou trabalhou nesta, o cargo ou a função (descrevendo resumidamente as principais atividades). Na sua qualificação aponte competências e habilidades adquiridas nas empresas em que estagiou/trabalhou. Cite apenas cursos complementares que fizeram você desenvolver alguma habilidade interessante para a empresa onde quer estagiar ou trabalhar.

Idiomas e informática – Citar o idioma e o nível de aperfeiçoamento em cada língua estrangeira, citando a instituição em que estudou. Citar os aplicativos/softwares que você possui conhecimentos e o nível de aperfeiçoamento (básico, intermediário ou avançado/fluente). Informe também intercâmbios culturais e trabalhos voluntários. Tente fazer o currículo com apenas uma página.