ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

7º e-COFFEE CONJOVE

Especialista anuncia “Era da Convergência” na gestão de empresas

Segundo André Luiz Turetta, união de forças, ideias e ações conquistam e fidelizam clientes


legenda
André Luiz Turetta apresenta a capacitação “Experiência do cliente: criando valor para inovar”

A cada edição do e-Coffee do Conjove (Conselho do Jovem Empresário da Aciu) um especialista em inovação é convidado para uma palestra. André Luiz Turetta, mestre em tecnologia e sociedade apresentou o tema “Experiência do Cliente: Criando Valor Para Inovar”, durante a 7ª edição do evento, realizada da manhã desta sexta-feira (7). Dentre outros pontos, Turetta fez um alerta: quem insistir em ficar sozinho em suas decisões estará fadado ao fracasso.


O palestrante, que é administrador e trabalha com processos de inovação e design thinking, lamentou que o Brasil está na 48ª posição entre os países empreendedores, ranking liderado por Luxemburgo, Chile, França, Líbano, Canadá, Irlanda, Chipre, Qatar e Estados Unidos. “Estamos iniciando uma nova marcha, há muita coisa interessante sendo feita. Há muitos jovens estudantes investindo em tecnologia e informação em favor da inovação. Há empresários com a cabeça mais aberta para as mudanças do mundo, então temos de continuar firmes nesse caminho”, comentou.


Turetta falou que antes prevalecia o “velho marketing”, calcado nos famosos 4 Ps – Preço, Produto, Praça e Promoção, mas que agora prevalece o novo marketing, sustentado em quatro pilares: Valor, Solução, Presença e Educação. “Para conquistarmos um cliente precisamos oferecer soluções e experiências, muito mais que simplesmente um produto ou serviço. O que é experiência? É o sentimento resultante do contato que o cliente ou usuário teve com alguma etapa do negócio, algo que experimentamos com os cinco sentidos e com o cérebro”, detalhou.


Unidos venceremos

Para o especialista em inovação, nunca foi tão importante a união de forças para a conquista de melhores resultados nas empresas. Essa união de ideias, de estratégias e de forças ele chama de ‘Era da Convergência’, já que exige de todos os profissionais – gestores, empresários, administradores, etc – uma atuação conjunta. “Estamos na era da convergência, da inovação aberta e da cocriação, quem ousar ficar sozinho, perderá a oportunidade de fazer coisas grandiosas”, afirmou.


Como exemplo de ‘união de forças’, ele citou a fusão dos setores de alimentos, cosméticos e medicamentos. “Dessa atuação conjunta foram criados mais três setores: nutricosmético, cosmecêutico e nutracêutico, responsáveis por produtos como o Lancôme Visionnaire LR (rejuvenescedor para beber), Cicatricure Gel (que era medicamento e virou cosmético) e Bio2 açaí e cranberry (que era alimento e virou medicamento)”, exemplificou.

Turetta também falou sobre a jornada do usuário, que contempla seis fases distintas: descoberta, avaliação, escolha e compra, entrega, utilização e fidelização. “Sabendo que o cliente hoje – e cada vez mais – é exigente e conhecedor de detalhes dos produtos e serviços que deseja, não adianta pensar que vai aceitar qualquer coisa menos que o ideal e perfeito. Saber o que ele deseja é fundamental, por isso é preciso ter um canal direto com ele, perguntar, pesquisar, entrevistar. É o cliente ou usuário quem dá as cartas, é quem define suas ações: ouça-o sempre!”, pontuou, deixando uma pergunta aos participantes do 7º e-Coffee Conjove: “Que experiência você irá criar para encantar o seu cliente a partir de agora?”.



Sobre o Conjove

Criado no início de 2013 por iniciativa do então presidente José Celso Zolim, o Conselho do Jovem Empresário da Aciu sempre teve como foco e objetivo a inovação. “Tecnologia de ponta, informática, novidades, mudanças, inovação: estes sempre foram pontos fundamentais para discussão e prática no Conjove. O mundo muda rapidamente, as transformações chegam a assustar e todos temos de estar em constante evolução, por isso a importância das mentes em ebulição dos jovens empresários. Aqui na Aciu eles sempre têm voz”, resume Orlando Luiz Santos, presidente da entidade.

Jovens empresários interessados em participar do Conjove podem entrar em contato pelo telefone (44) 3621-6700 e solicitar uma visita. “Nossas reuniões são sempre às terças-feiras, 8h, na sede da Aciu e todos os jovens empreendedores são convidados a participar. Quem quiser mais informações também podem enviar um whats para (44) 98811-5588 que teremos muita satisfação em responder”, finaliza Heitor Vivian, presidente do Conjove.


Veja galeria de fotos do evento clicando aqui.